Previsibilidade & Produtividade

 

Dia desses uma amiga me ligou muito
nervosa. Estava parada no trânsito havia um tempão. Tinha passado o dia todo em
duas reuniões em lugares diferentes. Era uma sexta, fim de tarde, trânsito, chuva,
todo mundo buzinando sem sair do lugar –
 o caos à la carte.  Eu já vi esta cena antes. Uma cena tão
previsível como tantas outras que fazem parte do caótico trânsito paulistano. A
gente nem pode mais culpar o trânsito pelos nossos atrasos. Ele já faz parte da
agenda.

Ocorre que estou morando temporariamente
nos Estados Unidos, numa cidade de 15.000 habitantes. E aqui, uma coisa
bastante previsível é o trânsito – nunca tem. Existe a rush hour, claro, por volta de 5:00/5:15hs, que pode causar um
pequeno atraso para o jantar das 6, mas é isto, bem tranquilo mesmo.

Minha amiga queria saber como ser produtiva
numa cidade na qual que se perde até duas horas entre um cliente e outro em
função do trânsito. Eu respondo: não dá. Não tem como. Esta coisa de não saber
o que vai acontecer durante o dia é um horror. É um cenário que reduz os níveis
de produtividade de qualquer cidadão. Quem visita clientes com frequência deve
lamentar o quanto de tempo se perde sem estar necessariamente na função.  Sei que existem tecnologias para resolver os
problemas de comunicação, reuniões online, estas coisas, mas pessoalmente sempre
gostei de reuniões presenciais e acho que muitos clientes também.

Mas não e só o trânsito, é o
estresse da violência, o atraso do cliente, o seu atraso, porque você passou no
dentista ou no médico e a agenda dele já começou atrasada.  Aqui a consulta marcada às 3:45hs. tem início às
3:45 (oh, surpresa) e não tem esta de “encaixe”. Como assim?   Confesso
que não estou acostumada com tanta previsibilidade, mas não posso negar: é uma benção.
Porque sei que 4:30hs posso estar em outro lugar. Todo mundo consegue se programar
e o dia rende – se isto não for produtividade, não sei o que é.

Como fazer então? Eu diria que as
mudanças começam em casa. “Gerenciar” a imprevisibilidade é um começo. Se você
marcou uma reunião as 10:00, ela deve começar as 10:00, e não “por volta de”, é
preciso respeitar o tempo do outro, além do mais, tempo é dinheiro. Se a gente for
coordenar uma reunião, pelo menos é preciso divulgar a agenda com antecedência,
convidar o público adequado, solicitar as informações relevantes, designar o “owner”
para cada tarefa, estipular prazos, planejar! Penso que é um bom exercício de
produtividade. Se não conseguimos gerenciar nosso tempo na rua, talvez dentro
de casa, seja mais fácil.

Algumas coisas não mudam, mas nossa
capacidade de crescer e se aprimorar é incrível! Talvez seja a questão de tempo
ou talvez o tempo seja a questão!

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