Abaixo, a íntegra da mensagem enviada a ouvidoria de uma empresa fornecedora de certificação digital. Estou omitindo o nome da empresa, mas podem ter certeza de que não começa com “S” ou “E”.
“Caros senhores,
É muito contrariado que me dirijo mais uma vez a esta empresa. Infelizmente, após 8 dias úteis após a aquisição e 7 dias úteis após a validação presencial ainda não foi possivel utilizar o e-CNPJ que foi pago por cartão de crédito sem nenhum problema nem equivoco. Por razões de incompetência do posto, falta de diligência de sua central de atendimento e finalmente instruções mal construídas e mal transmitidas, tive o meu certificado literalmente inutilizado hoje. Ao tentar instalar seguindo rigorosamente o procedimento informado no e-mail, via link, e tentando usar um manual desatualizado e com informações erradas já que não recebi nenhum CD de instalação, recebi mensagens de erro e descobri 3 horas depois que não poderia ter feito deste jeito via internet com o sistema operacional Windows 7.
Já acho um absurdo esta transferência de responsabilidade a um usuário que não tem obrigação nenhuma de conhecer estes detalhes, pior ainda quando a coisa é crítica desta forma a ponto de “estragar” o produto. Onde está escrito isso? Desafio os senhores a me mostrar onde está escrito de forma clara que não poderia ter seguido o link se tivesse Windows 7. Mesmo assim, se é tão “perigoso”, por que não está em letras garrafais. Ou melhor,porque retiraram a alternativa de instalar no proprio posto, como é feito ou era feito com o e-CPF ?
A coisa piora por que no e-mail com as instruções, a instrução começa falando :
Número do Pedido: 1287294
Produto: eCNPJ A3 (1 ano) com cartao
====================================================================================
ATENÇÃO: Antes de emitir seu certificado leia atentamente as instruções abaixo
====================================================================================
1º Utilize o sistema operacional Windows 2000 com Service Pack 4 ou superior, Windows XP, Windows Vista ou Windows 7.
A primeira instrução menciona compatibilidade com o Windows 7. Por que um técnico mal preparado ou mal informado me culpa, dizendo que não deveria tê-lo feito?
Ora senhores, tenho todo o direito de exigir meu dinheiro de volta e mais do que isso, reparação pelos danos morais por conta das horas dispendidas no relacionamento (ou a falta dele) com o seu SAC, insensível a qualquer argumento lógico , sentido de razão ou mesmo misericórdia, que faz mal a saúde física e mental de qualquer um.
Não posso ter simplesmente a compra cancelada pois escuto que o procedimento é me dar um credito para comprar de novo o produto. Quem disse que ainda quero vocês como fornecedor? Quem disse que confio em vocês? Só quero o dinheiro de volta para procurar um outro fornecedor quem sabe menos cruel.
Mas tudo bem, se é assim, que pelo menos façam isso rápido e com menos dor . Por que esperar 3 dias úteis, ter que agendar uma validação de novo, esperar mais 3 dias úteis para estar no ponto que eu estava antes de instalar o maldito certificado seguindo as malditas e erradas instruções da pópria C….?
Pelo menos, senhores, tenham vergonha do que têm me feito passar, encurtem este ciclo e me dêem o produto que comprei e paguei em um tempo compatível com os danos que já me submeteram . Já que não querem me devolver o dinheiro, como manda a lei, que pelo menos sejam rápidos e gentis ao continuarem a me obrigar a tê-los como fornecedor. Peço , pelo menos, a gentileza de uma resposta.
Grato e boa noite ….“
Onde está a lei? E o CDC? Onde está a ética na relação de consumo?
É ou não é um estupro? É ou não um pedido para que me estuprem mais mas não me matem? Que escolha a lei me dá?
Comentem e divulguem.