Atenção aos sinais de insatisfação

0
1
Nem sempre o empregador tem as ferramentas necessárias para identificar “problemas” relacionados à insatisfação dos funcionários, por isso a proximidade entre todos dentro da corporação é fundamental. Um sinal que pode indicar a insatisfação de funcionários e gestores é o fato de não cumprir o horário, segundo Gutemberg Macedo, presidente da Gutemberg Consultores. “Atraso regular e muitas faltas são comuns entre os funcionários insatisfeitos e muitas vezes vêm acompanhadas da baixa produtividade”. Outros sinais podem estar na atitude ruim na falta de produtividade.
Segundo Macedo, os profissionais precisam de novos desafios, oportunidades, e serem reconhecidos para que não caiam na zona de conforto e percam a motivação. “Quando o funcionário tem muito tempo de empresa é normal que suas funções rotineiras já não lhe agradem tanto, o que pode acabar sendo um estímulo para buscarem novas oportunidades fora da atual empresa”, explica Gutemberg. “O cargo e a função também devem ser atrativos aos funcionários, em constante evolução.”
Ele dá algumas dicas para as empresas que querem reter aquele talento no seu quadro de funcionários:
– Oportunidade – dar chances de promoções irá estimular o gestor ou colaborador. Essa atitude pode tirá-los do piloto automático trazendo assim novas ideias e novo ar para empresa.
– Mudanças – quando possível, transfira-os de unidade, de cidade, estado ou até mesmo de país,  para que possam arejar a mente e terem ideias renovadas, para que assim, quando voltarem, possam trazer maior motivação e disposição à nova fase que irão enfrentar.
– Desafios – proporcione aos colaboradores e gestores novas oportunidades de sairem da rotina e enfrentarem seus “medos”, dê a eles oportunidades de atenderem novas contas,  estarem à frente de novos projetos, experimentarem novas funções.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDe olho no público-alvo
Próximo artigoDicico tem novo gerente geral