Incluindo o uso adequado do nome que reflete a identidade de gênero da pessoa em crachás, e-mails e em cartões de vale refeição e alimentação, a companhia reafirma seu compromisso com inclusão e diversidade
Em celebração ao Dia da Visibilidade Trans (29/01), a Atento aproveitou para destacar a diversidade e a inclusão como pilares estratégicos. Com o slogan é “Aqui você é livre para ser quem você é”, a companhia celebrou a data e anunciou que segue comprometida em construir uma cultura de acolhimento, ampliando a diversidade no ambiente corporativo. Prova disso é que, em meados de 2022, a empresa realizou, em parceria com a consultoria Goldenberg, uma pesquisa interna para analisar a representatividade de cada grupo e identificar os possíveis pontos de melhorias nos programas de diversidade e inclusão. Do total de entrevistados, 219 dos colaboradores se auto declararam pessoas transgêneros.
Para promover esse posicionamento dentro da Atento, foi publicada uma Política de Diversidade, Inclusão e Equidade, que vem sendo implantada globalmente. Adicionalmente, a companhia possui um Comitê Global de Diversidade e Inclusão, focado em apoiar a implantação de uma Estratégia de Diversidade nas diferentes regiões e definir indicadores para ajudar grupos vulneráveis.
“Impulsionados por esse propósito, criamos os Grupos Aliados. Esses grupos são compostos por colaboradores de diferentes áreas, regiões e cargos que trabalham voluntariamente promovendo temas importantes relacionados a cada causa. Da mesma forma, na Atento, desenvolvemos um processo de detecção, prevenção e resposta ao assédio, apoiado por canais específicos e órgão de investigação. Este procedimento abrange todos os tipos de assédio e discriminação reconhecidos sob leis federais, estaduais e locais, atuando em todos os países em que atuamos”, pontua Margarete Yanikian, superintendente de responsabilidade social da Atento no Brasil.
Programas de apoio à diversidade
A empresa conta com programas de contratação de colaboradores em parceria com organizações e movimentos que buscam uma maior inserção de grupos minoritários no mercado de trabalho, como a Transempregos. Desde 2013, a companhia demonstra que respeita o nome das pessoas trans e não-binárias pelo qual são reconhecidas socialmente e reflete sua identidade de gênero, incluindo o uso em crachás, e-mails e em cartões de vale refeição e alimentação. Mais de 1.300 pedidos já foram atendidos desde então. Além disso, no mesmo ano, foi implantado o uso do banheiro social, de acordo com a identidade de gênero de cada indivíduo.
No Brasil, a Atento é associada ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ desde 2014 e participa anualmente da Live 101010 — Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, onde, a cada mês, um executivo de uma grande companhia aborda um dos “10 Compromissos Empresariais para a Promoção dos Direitos LGBTI+”.
A executiva relata ainda que internamente, a Atento também conta com o DNA Talks, que são rodas de conversa sobre os mais variados temas e sem relação direta com o trabalho, como parentalidade, carreira, saúde mental, diversidade e inclusão, entre outros. E desenvolveu um processo de detecção, prevenção e resposta ao assédio, apoiado por canais específicos. Este procedimento abrange todos os tipos de assédio e discriminação, atuando em todos os países em que a Atento atua.