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Sady Coimbra, gerente de relacionamento da Efí

Efí adota Discord como canal de relacionamento

Fintech registra melhora na eficiência e na satisfação do cliente com o uso da plataforma

Lançado em 2015, o Discord foi criado como plataforma de comunicação para a comunidade gamer, oferecendo uma experiência interativa e colaborativa por meio de chat em texto, voz e vídeo. Porém, a ferramenta se expandiu para além do mundo dos jogos, como no caso da Efí Bank, que adotou como principal canal para conectar desenvolvedores, parceiros e clientes, há cinco anos. Com mais de nove mil membros ativos e apoiadores, a comunidade criada pela fintech tornou-se um canal de atendimento, gerando discussões, suporte técnico e integração de operações às APIs. “Construímos uma plataforma de devs para devs. A nossa missão é facilitar a comunicação e a integração com a Efí, além de ampliar o networking”, conta Sady Coimbra, gerente de relacionamento da Efí. 

Ao adotar o Discord como um canal oficial de atendimento, a Efí experimentou um aumento significativo na eficiência e na satisfação do cliente. Por meio da plataforma, a empresa foi capaz de automatizar processos que antes eram manuais, reduzindo o tempo de conclusão de tarefas de até 30 minutos para apenas 5 minutos, comenta Sady. Segundo a fintech, entre 2018 e 2023, as confirmações de cobranças feitas pelas integrações tiverem aumento de 429% desde que a empresa passou a utilizar o Discord. Dessa forma, os especialistas entenderam que os fluxos e os modelos de tratativas têm funcionado de forma positiva e escalonável, priorizando a plataforma e com o potencial de ser o futuro do atendimento ao cliente no mercado.

Para o superintendente comercial da Efí, Anderson Miranda, a comunidade do Discord é um grande diferencial para a captação e satisfação dos clientes. “Um exemplo foi a lead que chegou por meio de um dev da comunidade, que ao ser questionado em sua empresa a respeito de soluções para integração de meios de pagamento, tinha como referência a Efí e fez nossa indicação. Então, por meio de um dev da comunidade, conseguimos captar uma franquia da Nissan, que posteriormente rendeu a captação de outras redes”, declara.

“O grande diferencial foi a interação que conquistamos com a comunidade. Ao começar a entender as dificuldades deles, pudemos ajustar nossos produtos e entregar soluções que realmente agregam valor à comunidade participativa”, acrescenta Coimbra. Ainda de acordo com ele, as discussões dentro do Discord começaram a abrir novas possibilidades de utilização do Pix. Entre outros benefícios do uso da plataforma, está a criação de bots, que a Efí utiliza para mapear o conhecimento compartilhado pelos profissionais do grupo. Como resultado está a criação de um fórum aberto na web com mais de 70 mil páginas de conteúdo de tecnologia.

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