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Elektro amplia atendimento na web



A Elektro, responsável pelo fornecimento de energia a cerca de 2 milhões de consumidores em 223 cidades no Estado de São Paulo e cinco cidades do Mato Grosso do Sul, ampliou os serviços disponíveis na web. A novidade é uma das funcionalidades do sistema de gestão comercial utilizado pela Elektro – o Utilities Expert Comercial, desenvolvido pela Elucid, consultoria que fornece soluções CIS (Customer Information System) para o setor elétrico brasileiro.


O portal da Elektro tornou-se um importante canal de atendimento aos consumidores, atendendo até 120 mil solicitações de serviços por mês, tais como pagamentos, impressão de segunda via, alteração de dados cadastrais, religação de energia, histórico de consumo, solicitação de débito automático, entre outros. Hoje, metade dos serviços disponíveis tanto no portal quanto no callcenter já são feitos via web; 96% das segundas vias de fatura são solicitadas pela Internet.


O sistema comercial em uso na distribuidora também permitiu realizar a emissão de faturas detalhadas via e-mail, destinada aos chamados clientes de alta e média tensão. A emissão de fatura por e-mail beneficiará cerca de seis mil empresas e indústrias que representam os maiores consumidores da companhia e garantem o fluxo de caixa da Elektro. “Este processo agilizou o pagamento das contas neste segmento de clientes e auxiliou estas empresas a centralizarem os dados com gasto de energia para várias filiais”, explica Silvia Gon, gerente de tecnologia da distribuidora paulista. Os consumidores residenciais devem ter a possibilidade de receber a fatura completa até o final de 2008.


A solução da Elucid ainda permite a extração de relatórios gerenciais, com informações que vão desde o perfil do cliente até dados comerciais para apoiar a recuperação de perdas, tudo com alto nível de granularidade. “Isto facilita a geração de relatórios quando somos solicitados pela Aneel”, completa a executiva. Segundo Silvia, outro fator importante foi a aderência do produto às práticas da lei Sarbanes Oxley – a SOX. A distribuidora aderiu às normas em novembro de 2006 e o sistema comercial foi o primeiro a se adequar. Isto permitiu à organização respeitar o agressivo prazo de três meses para se encaixar na regulamentação, sem mais problemas de conformidade.

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