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G2 e Nemeda criam chatbot para atendimento SAP

Beto Vieira, CEO da G2

A partir de abril, a ferramenta estará apta a se responsabilizar por 100% dos atendimentos com IA

A G2, consultoria SAP Gold Partner, anunciou que, em parceria com a Nemeda, consultoria catalã, desenvolveu um chatbot para atendimento e suporte aos clientes das soluções SAP. “Até abril, a ferramenta estará apta a responder por 100% dos atendimentos com IA. Esses avanços são necessários, pois é inegável que a inteligência artificial segue como uma forte tendência. Diante disso, saber utilizá-la a favor do desenvolvimento dos negócios é algo fundamental para se manter competitivo no mercado”, comentou Beto Vieira, CEO da G2. 

De acordo com o executivo, a solução vem sendo treinada há cerca de nove meses. Seu objetivo é agilizar o atendimento aos usuários que precisarem de qualquer respaldo técnico em suas operações. O sistema está sendo abastecido com registros técnicos sobre a empresa para sua utilização interna, além de conter informações sobre o ecossistema SAP.

“Como prova da eficiência do produto, até o momento, a plataforma já atingiu 80% de acerto nas respostas classificadas como nível 0, que corresponde às perguntas mais simples e convencionais; e 75% nas de nível 1, que são específicas para quem utiliza o SAP Business One, software de gestão para empresas em crescimento da multinacional alemã”, detalhou Vieira.

Ele ressaltou que o chatbot é exclusivo da G2, e também está recebendo informações acerca de outras soluções ofertadas pela empresa, como o SAP Concur, ferramenta voltada para gestão de despesas e reembolsos e, futuramente, para o SAP S/4HANA, ERP para grandes empresas.

Diferenciais e facilidades

Para o CEO, “o grande diferencial está na sua blindagem em responder apenas perguntas relacionadas ao serviço específico, proporcionando celeridade por meio de uma linguagem simples e com os conteúdos oficiais extraídos e traduzidos diretamente da SAP. Além disso, o chatbot irá gerar um registro dos acessos em múltiplos canais a fim de facilitar eventuais consultas por parte dos usuários”.

Na avaliação de Beto, a eficiência do produto vem como resultado da joint venture criada em parceria com a Nemeda. “A empresa, que é especializada em IA, atua com foco no desenvolvimento de soluções estratégicas e personalizadas que são projetadas para transformar a realidade dos negócios por meio da inovação. Não à toa, as duas consultorias se uniram com o objetivo de expandir as operações em dois continentes, sendo a Nemeda responsável pela Europa e a G2 pela América Latina.

Segundo Xavier Herce, CEO da Nemeda a criação do chatbot é um divisor de águas para os usuários SAP. “Nossas ferramentas de perguntas e respostas para consultas se destacam devido a mistura única de algoritmos inteligentes e sólido conhecimento acerca do ecossistema SAP. Essa combinação especial torna nossas soluções não apenas precisas, mas também excelentes em entender questões relacionadas a este serviço. Para isso, utilizamos tecnologia avançada para ir direto ao coração das perguntas, fornecendo respostas claras e úteis. Ao mesmo tempo, nossa profunda expertise em SAP reafirma o fato de que as soluções que oferecemos não são apenas inteligentes, mas também práticas e relevantes, oferecendo uma maneira mais fácil e eficaz de realizar tarefas”.

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