O desafio da inovação

Mal chegou à Contax, João Mendes já tem um grande desafio. O CIO tem como missão fortalecer o processo de inovação na companhia para atender os consumidores que utilizam cada vez mais diferentes plataformas para se comunicarem com as marcas. Para isso, a empresa pretende voltar os esforços para a ampliação do uso de conceitos inovadores em TI, otimizando estrutura já existente na companhia com foco em relacionamento, aplicando novos conceitos e visões tecnológicas. Para suportar essa estratégia, o executivo deu início ao processo de reestruturação da área e da equipe, que segue em montagem.
Em maio, o primeiro reforço chegou à companhia. André Prevedel assumiu a diretoria de infraestrutura de TI. Além disso, visando uma maior oferta de soluções que suportem operações multicanais, Mendes criou a área denominada “Transformação e Inovação”. Outra a ser criada pelo executivo é a de Suporte de TI ao Negócio, que levará a tecnologia mais próxima de todas as áreas e clientes. Com isso, Mendes quer aproximar a TI aos negócios de toda companhia, gerando maior valor aos clientes e criando melhores soluções de serviços de relacionamento com o cliente.

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O desafio da inovação

Desafiante dentro das organizações, o tema inovação foi tema da palestra de abertura do congresso anual de clientes da Interactive Intelligence, que reúne parceiros e clientes globais, em Indianápolis (EUA), com Clayton Christensen, professor de administração da Universidade de Harvard. Entre algumas reflexões, com exemplos práticos, o tom da palestra foi sugerir ao idealizador de uma ideia buscar sempre responder a alguma coisa – ou ela simplesmente não terá efeito prático. E daí ao fracasso é um pulo. 
Ele embasou sua tese em um estudo que promoveu dentro da Universidade com a indústria de venture capital. O resultado é que das 50 maiores projetos pessoais apresentados para captação de recurso apenas 15% tinha uma ideia inovadora e a razão é que “na maioria das vezes as pessoas estava trazendo uma resposta para uma outra pergunta”. Para você saber se a empresa realmente está fazendo um bom trabalho tem que  responder a pergunta: “Qual a missão que a pessoa está procurando resposta que justifique a compra de seu produto”. O desafio da inovação então é as empresas acharem “a pergunta certa” para terem “a resposta certa”. 

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