O bom clima no ambiente corporativo é a qualidade mais valorizada pelos 115 mil profissionais que avaliaram as suas empresas em uma pesquisa realizada pela Love Mondays. Segundo Carlos Pereira, gerente de desenvolvimento organizacional do Espro – Ensino Social Profissionalizante, o clima organizacional equivale à compreensão que os colaboradores têm da empresa. “Quando essa percepção é positiva, ela influencia diretamente na qualidade e no rendimento do trabalho”, afirma.
O segundo item da lista são os benefícios oferecidos pelas empresas. Um indicador importante, pois, eles compensam quando a remuneração é baixa e oferecem mais segurança e qualidade de vida para o funcionário e a sua família. Já a competência profissional ocupou o terceiro lugar. “Lidar com pessoas qualificadas é um ganho para a instituição, pois além de criar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional, este funcionário é capaz de inovar”, ressalta Carlos.
O que pode parecer simples, também aparece entre as qualidades mais valorizadas: o pagamento em dia. Já a aspiração por uma alta remuneração ocupa a quinta posição. “O fato do bom clima ter sido a primeira posição desta pesquisa, mostra o quanto as pessoas estão valorizando mais a qualidade de vida, coisa que só o dinheiro não compra”, analisa o gerente. Por isso, cada vez mais as empresas investem em treinamentos, benefícios e um bom ambiente de trabalho. A sexta e a sétima posições da pesquisa foram ocupadas, respectivamente, pela possibilidade de crescimento na empresa e flexibilidade no horário de trabalho.