Oportunidade dos 18 aos 50 anos

0
1



As empresas de call center vão contratar mais de 100 mil teleatendentes durante o ano de 2012. Embora o setor seja bastante reconhecido por contratar jovens sem nenhuma experiência anterior, considerado a primeira oportunidade deles, o setor também tem se destacado cada vez mais por oferecer a profissionais mais experientes a chance de voltar ao mercado de trabalho.

 

Atualmente, segundo a ABT, Associação Brasileira de Telesserviços, cerca de 45% dos teleatendentes em atividade são profissionais de 18 a 24 anos, que conquistaram nas centrais de atendimento a primeira atividade remunerada de suas vidas – com carteira assinada. “Estes profissionais recebem treinamento e são capacitados pelas empresas antes de serem colocados no atendimento aos clientes. Esse treinamento é comum em praticamente todas as empresas do setor. Por isso, a absorção de profissionais inexperientes é normal para essa atividade”, diz Jarbas Nogueira, presidente da ABT.

 

No entanto, as portas das empresas de call center também estão se abrindo cada vez mais para pessoas mais velhas, que já têm alguma experiência no currículo. Hoje, de acordo com o presidente da ABT, profissionais com mais de 40 anos já representam cerca de 10% dos teleatendentes empregados nas centrais de atendimento do país. “São, por exemplo, muitas mulheres que deixaram de trabalhar para se dedicar á família, à criação dos filhos, e que depois de terem cumprido essa missão desejaram voltar ao mercado”, conta Nogueira.