Acessibilidade, gamificação e uso de inteligência artificial são algumas das estratégias que deverão nortear o desenvolvimento da atividade este ano
Autor: Danilo Parise
Investir no desenvolvimento das competências do colaborador é uma das receitas para o sucesso de um negócio. Quando o time aperfeiçoa suas habilidades, a empresa tem muito a ganhar, como melhoria de processos, surgimento de novas ideias, aperfeiçoamento de rotinas e habilidades interpessoais. A educação corporativa, realizada de maneira estratégica e alinhada aos objetivos da empresa, traz vantagens além dos aspectos relacionados às rotinas internas, mas também refletem na imagem do negócio frente ao mercado e aos clientes.
Em 2023, as lideranças seguem colocando como meta em seus planejamentos o estímulo ao desenvolvimento dos seus colaboradores. Um mapeamento realizado pela Degreed revelou que os gestores passarão a valorizar ainda mais aqueles que buscam continuar estudando e melhorando suas habilidades. Outras tendências também devem ser notadas ao longo do ano. Abaixo, pontuo aquelas que irão nortear as estratégias de desenvolvimento:
Educação com acessibilidade
O objetivo da educação corporativa é proporcionar treinamentos e capacitações para a equipe visando desenvolver determinadas habilidades no contexto organizacional. Para garantir isso, é preciso que as empresas estejam atentas às necessidades dos seus colaboradores. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, com dados de 2019, revela que a porcentagem de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho chega a 28,3%. É preciso que os gestores invistam em soluções que proporcionem uma educação democrática e nisso a tecnologia tem auxiliado. Já existem no mercado soluções que disponibilizam uma navegação e ambientação inclusiva, com recursos de libras e audiodescrição, por exemplo.
Educação Gamificada
A gamificação foi tendência no ano passado e continua influente em 2023. Inspirada no universo dos games, a educação gamificada tem o propósito de transformar o aprendizado em algo leve e envolvente aos participantes. Com sistemas de pontos, moedas, ranking e missões, a metodologia permite que o colaborador desenvolva suas habilidades, sejam hards ou softs skills, de maneira lúdica, enquanto estimula o seu crescimento.
O crescimento constante do 5G no país deve influenciar diretamente na gamificação, trazendo agilidade e rapidez às rotinas de estudos e ampliação no acesso à plataforma. Pessoas que moram fora dos grandes centros urbanos, onde a conexão com a internet ainda é lenta (ou nula), terão oportunidades de ampliar seus conhecimentos, sem depender de uma internet fixa. Isso será fundamental para democratizar o acesso à educação gamificada dentro das empresas.
Personalização do aprendizado
Uma coisa que a educação corporativa proporcionou foi o acesso a dados, em tempo real, sobre o desenvolvimento das habilidades das equipes de trabalho. Esses dados são importantes para a tomada de decisão dos gestores. Essas informações possibilitam também que a educação seja realizada de maneira personalizada, considerando hábitos, preferências e tendências dos colaboradores. A hiperpersonalização é uma das fortes tendências para esse ano, uma vez que cria uma rotina de aprendizado mais assertiva e interessante, mantendo o profissional engajado e interessado.
Competências digitais
As habilidades do universo da tecnologia, como interpretação de dados, lógica e noções de programação, farão parte da trilha de conhecimento de diversos setores das empresas. O time de marketing, por exemplo, precisará ter conhecimento sobre análise de dados e noções de programação para poder dialogar com as equipes de desenvolvimento e realizar testes mais ágeis. A ampliação da base de conhecimento dos setores impulsiona as competências profissionais, trazendo valor significativo para os negócios.
Upskilling e Reskilling
Como já mencionado, as empresas irão investir e valorizar ainda mais aqueles profissionais que buscam aperfeiçoar suas competências e habilidades, seja aprimorando seus conhecimentos (Upskilling) ou aprendendo algo novo (reskilling) . Por isso, como forma de incentivo, o setor de Recursos Humanos deve implementar e/ou ampliar seus programas de recompensas aos colaboradores.
Inteligência Artificial (IA)
A inteligência artificial (IA) também é uma das tendências em 2023. Aplicada à educação, a IA possibilita uma aprendizagem personalizada às necessidades do colaborador, uma vez que coleta dados do usuário, avaliando quais das temáticas estão ou não sendo compreendidas. Ela também auxilia no retorno rápido do progresso, otimizando o aprendizado. Antes seria necessário esperar a avaliação de um gestor para saber a sua evolução. Importante frisar que a IA não irá substituir as pessoas, mas é uma ferramenta importante para otimização dos resultados educacionais.
Danilo Parise é CEO e co-fundador da Ludos Pro.