A partir de agora, quem visitar o site da Stefanini poderá buscar informações sobre ofertas e empresas do grupo com o auxílio do chatbot Sophie, plataforma de inteligência artificial adotada por clientes no Brasil e no exterior. No início da pandemia, a solução foi disponibilizada gratuitamente em todas as regiões onde a Stefanini atua – Brasil, Latam, Estados Unidos/Ásia e Europa – para empresas, organizações e entidades públicas que quisessem utilizá-la em seus websites e Intranets para tirar dúvidas de colaboradores e cidadãos sobre a Covid-19.
“Com o aumento da demanda e feedback positivo das organizações que usaram a Sophie para esclarecer dúvidas sobre o coronavírus, decidimos que era o momento de ampliar sua atuação dentro da própria Stefanini. Além de auxiliar nos processos de recrutamento e seleção 100% digitais, a assistente virtual será mais um canal de interação da empresa com o mercado”, explica Alexandre Vomero, head de BPO, automação e RPA na Stefanini.
Ao longo de um mês, a equipe liderada por Vomero mapeou as informações do site da companhia e treinou a Sophie para responder questões relacionadas a esse conteúdo. “O chatbot poderá oferecer informações sobre produtos, características de serviços, novas soluções e ventures do grupo – cerca de 20 empresas que compõem o ecossistema digital da Stefanini. Tudo funcionará de maneira intuitiva para que o usuário obtenha as respostas e tenha uma boa experiência em seu contato com a Stefanini”, afirma Helton Brito Ribeiro, coordenador de projetos de automação e BPO da Stefanini.
A plataforma Sophie foi projetada com um conjunto original de algoritmos de inteligência artificial, que substitui o atendimento humano baseado em scripts por automação, e faz isso com investimentos em processamento de voz, texto e autoaprendizado. “Assim como o processo de transformação digital é contínuo, o treinamento da Sophie também será permanente. Trabalhamos com um conteúdo inicial, mas podemos enriquecê-lo com novas informações institucionais e aprimorar a interação, a partir da própria dinâmica e experiência dos usuários. É uma maneira nova de nos relacionar com o mercado”, complementa Helton.
Atualmente, a equipe de Gente e Cultura da Stefanini utiliza a Sophie em seu programa “Stefanini Everywhere”, que busca identificar e contratar talentos, independentemente do local de origem, para atuar em projetos nacionais e internacionais. A assistente virtual realiza os primeiros contatos com os candidatos que se encaixam em uma determinada vaga e responde questões durante o processo seletivo. Em seguida, direciona aos motores de matching da ferramenta, que avalia as competências necessárias e indica o melhor perfil para a vaga. “A Sophie tem contribuído na dinâmica da área de Gente e Cultura, trazendo mais agilidade e integração para que sejamos o RH da nova realidade. Além de tornar a interação com o usuário do site mais simples e rápida, a solução de IA pode ajudar em processos de capacitação, além de reforçar o posicionamento da Stefanini como uma empresa que investe em inovação para o público interno e externo”, finaliza Rodrigo Pádua, VP Global de Gente e Cultura da Stefanini.