A arte do planejamento


Criar campanhas criativas e que atinjam o consumidor. Este é o grande desafio das empresas ao pensar em publicidade. Para encontrar alternativas viáveis, com custos cada vez menores, que agradem e agreguem valor a uma marca, não basta recorrer apenas à imaginação. É preciso usar o instinto para entender o mercado e acertar o alvo: o coração dos consumidores. Defendendo esta idéia, Jon Steel lança pela Editora Campus/Elsevier o livro “A arte do planejamento: verdades, mentiras e propaganda”.

Sem precisar fazer esforço, as pessoas têm acesso a todos os tipos de propaganda. Abordagens de telemarketing nos fins de semana, recebimento de e-mails com promoções e lançamentos, enxurrada de anúncios em revistas e até mesmo aviões com mensagens são comuns e reforçam a necessidade de um questionamento: será que elas realmente funcionam?

“O público foi forçado à submissão por grandes orçamentos e imensas cargas repetitivas, e tenho certeza de que os anunciantes envolvidos diziam que não importava se as pessoas não ´gostavam´ das campanhas ou que algumas até achassem que as mensagens eram ofensivas ou insultos. Desde que eles atingissem os objetivos e conseguissem um retorno sobre o investimento, estavam felizes”, diz Steel.

Em “A arte do planejamento: verdades, mentiras e propaganda”, o autor utiliza uma linguagem simples e direta e compartilha com os leitores o seu olhar descontraído e perceptivo. “A propaganda ajuda a transformar produtos em marcas; as marcas, por sua vez, constroem valor empresarial, sustentam as participações de mercado em posições mais altas, elevam mais as margens e criam uma barreira poderosa para a entrada de concorrentes. O público foi forçado à submissão por grandes orçamentos e cargas repetitivas”.

Steel acredita que a opinião do consumidor muitas vezes não é a coisa mais importante durante o processo de criação de uma campanha. Muitos não dizem sempre o que realmente sentem, o que limita a experiência e a imaginação. Para ele, quanto melhor e mais eficaz for a publicidade, mais ela irá envolver o consumidor na sua comunicação e no processo de desenvolvimento da sua mensagem. Para reforçar e sustentar suas idéias, Steel aposta no planejamento e acredita que ele é a fórmula para o sucesso, o que torna a leitura interessante não apenas para os graduados, pós-graduados ou profissionais de publicidade, mas também para os interessados em conhecer os erros e acertos das campanhas publicitárias.

Ficha Técnica
Título: A arte do planejamento: verdades, mentiras e propaganda
Autor: Jon Steel
Editora: Campus/Elsevier
Número de páginas: 300
Preço: R$ 55,00

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