A febre dos cupons de descontos

Autor: Israel Salmen
Uma pessoa se dirige ao caixa de uma loja ou de um supermercado com recortes de jornal e os entrega ao vendedor. Cena comum nos Estados Unidos, esses são os famosos “cupons de descontos” encontrados em jornais e revistas, que oferecem descontos no ato da compra.
No Brasil, os cupons de descontos vêm se fortalecendo por meio do e-commerce, um nicho importante para o varejo. A expectativa é que, em 2014, o segmento alcance até 50 milhões de usuários ativos, segundo o e-bit. Além disso, segundo o Google, a busca por “cupons de desconto”, por meio do seu buscador, dobra de tamanho a cada ano.
Buscando seguir essa tendência, estratégias utilizando cupons de desconto vêm se tornando uma prática muito comum entre as lojas virtuais brasileiras. Veja alguns dos benefícios:
1 – Muitos consumidores não fariam a compra se não tivessem encontrado um cupom de desconto, pois muitas vezes é exatamente esse desconto que permite que a compra se encaixe no orçamento dele. O uso de um cupom também dá uma sensação de satisfação que o deixa mais propenso a finalizar o processo.
2 – Os consumidores tendem a retornar ao site para uma segunda compra. Os clientes associam a satisfação sentida na compra com cupom de desconto à marca e isso os leva a repetir a compra futuramente.
3 – Cupons de desconto se viralizam. Quando um consumidor encontra um bom código promocional, ele compartilha a notícia para seus amigos, o que também possibilita aumento das vendas.
4 – O uso de cupons aumenta o ticket médio da loja. Como está economizando, o cliente compra mais para aproveitar o desconto. Uma das formas de fazer isso acontecer é determinar um valor mínimo para o uso do cupom (exemplo: cupom de 10% de desconto para compras acima de R$ 150,00). Dessa forma, os consumidores serão instigados a acrescentar mais produtos a seu carrinho, com o objetivo de conseguir o desconto e ter a sensação de que valeu a pena.
5 – Tudo pode ser medido. É muito fácil acompanhar as métricas para comprovar os benefícios do uso de cupons de desconto e, principalmente, o aumento de vendas que eles proporcionam.
Portanto, com boas estratégias traçadas, os lojistas conseguem ver os cupons não somente como grandes aliados nas vendas, mas também na fidelização de clientes.
Israel Salmen é presidente da Meliuz.com.br.

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