Acesso fácil às informações
Com o objetivo de manter atualizado e de fácil acesso os mapas e plantas dos lotes de terras da cidade, o departamento de engenharia de Chula Vista, na Califórnia (EUA), adquiriu um solução interativa e integrada baseada no software Laserfiche Weblink e nos sistemas ArcGIS e ArcInfo presentes no aplicativo ArcIMS da ESRI. Com essa solução, foram escaneados e indexados mais de 40 mil mapas e documentos de engenharia, que estão agora disponíveis via internet e intranet, proporcionando acesso remoto e mais rápido às informações.
O projeto é resultado da parceria entre a Laserfiche, fornecedora norte-americana de soluções que utilizam tecnologia de imagem, workflow, cold, registros e Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), e a ESRI, empresa especializada em soluções de geoprocessamento.
“Antes desse sistema, cada vez que surgiam novos terrenos, os engenheiros passavam boa parte de seu tempo no local analisando os lugares onde as águas desagüam, as áreas de possíveis inundação, as tubulações e as zonas demarcadas pelo departamento de saúde. Tudo era feito lote a lote, tornando o trabalho demorado e custoso, pois os profissionais tinham que se locomover freqüentemente entre o escritório e os terrenos”, afirma Bob Blackwelder, líder do grupo de análises e programação da cidade de Chula Vista.
Agora a integração entre o ArcIMS e o Laserfiche WebLink permite aos engenheiros encontrar, em tempo real, os gráficos das tubulações de água ao mesmo tempo em que podem conhecer sua extensão e outros detalhes. “Basta fazer o mapeamento de certas áreas específicas, introduzir o número da ordem de serviço do local e realizar uma simples busca, que todos os desenhos relacionados com uma determinada construção aparecem relacionados, sem a necessidade de abrir outra aplicação ou de estar no local físico”, explica Elena Bosio, diretora internacional de marketing da Laserfiche.
Para atingir esse desempenho, o departamento de engenharia de Chula Vista nem precisou investir em infra-estrutura de hardware. “O sistema de informação geográfica da cidade apenas instalou a solução WebLink no servidor Dell já existente. A instalação em todos os demais computadores do município foi instantânea”, observa Elena.