O projeto “Ilumine seu Coração” da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S/A foi o ganhador do troféu ouro no Prêmio Abemd na categoria serviços e construção de banco de dados. O objetivo do programa era recadastrar toda a base de dados da AES Sul e estruturar seu banco de dados. A RBS Direct foi a responsável pelo processo de manutenção e enriquecimento da base de dados, utilizando ferramentas de database marketing para padronizar, higienizar e enriquecer a base de clientes com as informações que retornaram do processo de recadastramento.
O projeto teve início com uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que determinava o cadastramento de 100% dos consumidores de energia. A AES Sul (concessionária para distribuição de energia elétrica em 1/3 do Estado do Rio Grande do Sul) visualizou uma oportunidade de negócios na exigência da Aneel – conhecer com profundidade seus clientes.
A distribuidora criou uma campanha que beneficiou comunidades locais representadas por instituições de caridade, indicadas pelos próprios clientes, para receber uma quantia em dinheiro a cada questionário preenchido e devolvido na AES Sul. Por se tratar de uma campanha baseada na participação dos clientes a empresa enviou malas diretas personalizadas para múltiplas regiões de atuação para aproximar as diferentes comunidades com as entidades que seriam beneficiadas.
O projeto também se reverteu em uma fonte de receitas alternativas para a companhia e financiou o próprio programa de cadastramento. “O mais interessante foi a AES Sul e a RBS Direct identificarem em uma exigência setorial uma oportunidade para melhor conhecer os clientes, além de transformá-la em receita efetiva”, ressalta Roberto Miranda, diretor geral da RBS Direct. Atualizar e qualificar a base de dados dos clientes permitiu à distribuidora efetuar diversas segmentações para ações de relacionamento, cross sell, aumento do índice de satisfação do consumidor, além de gerar novas receitas.