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Ajudinha para ultrapassar barreiras

Mais do que nunca, a habilidade do ser humano de comunicar tem alcançado níveis jamais imaginados. Consequência de uma vida mais conectada, móvel e com diversas ferramentas disponíveis, as pessoas trocam entre si uma quantidade enorme de informações, como até então não foi visto. Hoje, estão todos hiperconectados. É, ao mesmo tempo, uma evolução e uma revolução no comportamento da sociedade. O que, claro, traz desafios para as empresas, pois essas precisam procurar maneiras de conseguir se comunicar com o público, em meio ao mar de conteúdos que ele recebe. Diante disso, um caminho quem vem sendo cada vez mais trilhado por elas é a integração dos canais, seja para comunicação, seja para realização de ações de marketing. Segundo Marcela Lacerda, gerente de marketing da Motorola Mobility Brasil, a ideia de uma campanha 360° é sempre interessante para transmitir mensagens nos diversos momentos do dia a uma pessoa, na qual se pode reforçar atributos da empresa e de produtos, fazendo com que crie um mecanismo de lembrança.
Segundo a executiva, esse tipo de estratégia tende a funcionar melhor em lançamentos ou datas promocionais, pela forma massiva como é comunicada ao cliente. “No entanto, tendo a acreditar que os melhores resultados são sempre obtidos pela melhor escolha de meios de acordo com o perfil do consumidor”, adiciona. O fato de estarmos hiperconectados a faz acreditar que essa integração funcione muito bem na maioria dos casos. Mas, claro, mais do que apenas criar uma campanha é preciso ter o cliente no centro do ciclo. Junto com as informações sobre perfil, preferências e comportamento é preciso saber, por exemplo, quais são os canais que mais acessam ao longo do dia. “É necessária muita informação prévia para que possamos adequar a linguagem, mensagem, tempo, meios e demais pilares de comunicação.”
Também é preciso pensar na forma como é estruturada a mensagem. Cada canal exige um formato, já que os clientes consomem informações de formas diferentes. Por exemplo, há uma linguagem para o vídeo, os 140 caracteres do Twitter, uma foto mais impactante para o Instagram, um aprofundamento na TV. “Ou seja, a adequação é um dos pontos altos e mais importantes de uma campanha 360°”, comenta Marcela. Da mesma forma que não é preciso que o consumidor veja todos os canais para entender a mensagem, porém o objetivo maior, com certeza, é fazer com que ele faça a conexão da mensagem quando ver a televisão e depois em alguma rede social. “O ideal é que as peças sempre tenham um ‘call to action’ para ajudar os clientes a transitarem entre os canais e, como consequência, reforçar a mensagem que a marca ou o produto quer passar.”
No caso da Motorola, Marcela conta que foi realizada uma campanha 360° para o lançamento do aparelho Moto E. Com o tema “O incrível só acontece com quem compartilha”, a empresa procurou tratar com humor o mundo de possibilidades trazido pela conexão por meio de dispositivos móveis. “Nas redes sociais, a campanha contou com duas celebridades da internet, que se destacaram justamente por causa do mundo conectado: Leandro Benfica, famoso pelo viral ‘Taca-le pau’, e Jefferson da Silva Barbosa, que ficou conhecido pelo vídeo ‘Para a nossa alegria'”, detalha a executiva. “Em plena Avenida Paulista, Jefferson atraiu uma multidão ao cantar o hit que o tornou conhecido no país inteiro. As pessoas foram incentivadas a tirar fotos, gravar vídeos e compartilhar seus conteúdos.” Sem contar que ambos também foram levados à programas de televisão para falar do produto. Resultado do sucesso, a campanha foi premiada, recentemente, com a segunda colocação no Prêmio Effie Brasil 2015, na categoria Lançamentos.

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