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Alimentação fora do lar demanda mais sabor e novidades

Levantamento da Galunion apresenta as principais demandas dos consumidores para bares, restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação

Quase 65% dos consumidores veem a necessidade do encontro social como principal motivo para ir a bares, restaurantes e outros estabelecimentos. Entretanto, entre as reivindicações que os frequentadores fazem para uma experiência de sucesso nesses estabelecimentos é encontrar pratos mais baratos e gostosos (45%), que o estabelecimento não sacrifique a qualidade dos produtos (34%), que o operador invista em experiência e hospitalidade (15%) e querem ser atendidos pelo operador onde quer que ele esteja (7%).Os dados fazem parte da 6ª edição da pesquisa “Alimentação hoje: a visão do consumidor”, lançada pela Galunion, especializada no consumo alimentar fora do lar.

Outro dado apontado na sondagem é que 95% dos entrevistados querem encontrar novidades em alimentos e bebidas. Com isso, é importante entender quais as tendências mais buscadas pelos consumidores e como integrar essa oferta nas opções de cardápio que atendam essas necessidades. Os operadores podem contar com diversas estratégias para atrair clientes e melhorar o movimento dos estabelecimentos, mas como o objetivo é ouvir o cliente, a Galunion separou algumas sugestões dos consumidores para adaptar o menu com tendências culinárias: utilizar produtos feitos com ingredientes naturais (42%); oferecer produtos de café da manhã servidos a qualquer hora do dia (40%); oferecer pratos e bebidas que tragam conforto e nostalgia (38%); utilizar fornecedores locais/ artesanais (36%); e encontrar pratos gostosos e indulgentes (34%).

Multitendências de ofertas

Para Nathalia Royo, responsável por inteligência de mercado e marketing na Galunion, é importante observar a grande tendência de produtos e ofertas multitendência. “A propensão ao uso de ingredientes naturais, por exemplo, é um movimento crescente no mercado e já mostrava potencial durante a pandemia, época em que os consumidores passaram a valorizar ainda mais a saudabilidade. Com um consumidor cada vez mais protagonista, oferecer tais produtos junto com flexibilidade é uma forma de atender a diferentes demandas do consumidor de uma forma executável para o seu negócio”.

De acordo com a executiva, fatores como educação, humildade, respeito, acolhimento e escuta ativa junto aos clientes em relação à oferta e ao atendimento são fundamentais. Alimentos naturais, sustentáveis e gostosos, aliados à flexibilidade e conforto tornam a experiência do encontro mais a refeição, um motivo para retornar ao estabelecimento”.

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