Alta no movimento do comércio

0
1
O movimento do comércio subiu entre os meses de abril e maio, com 1,6%, é a análise feita pela Boa Vista SCPC, a partir de dados nacionais do varejo. Na variação contra maio de 2013, houve alta de 4,7%, acelerando o resultando acumulado nos últimos 12 meses de 3,6%, em abril, para 3,9% neste último mês.
A queda dos níveis de confiança do consumidor e a deterioração do nível de preços foram uns dos responsáveis pela desaceleração do varejo em 2013. Mas, ainda assim, espera-se um crescimento razoável neste ano. 
Segundo os dados, o principal destaque foi para o setor de móveis e eletrodomésticos, que obteve alta de 5,1% na margem na análise dos dados dessazonalizados. No valor acumulado em 12 meses, houve elevação de 5,8%, enquanto a variação interanual houve alta de 6,4%.A atividade do setor de supermercados, alimentos e bebidas subiu 1,3% na série dessazonalizada, enquanto nos dados sem ajuste sazonal e acumulados em 12 meses houve alta de 2,3%. Já na análise interanual houve também elevação de 2,3%. O segmento de combustíveis e lubrificantes teve queda de 1,9% na variação mensal dos dados com ajuste sazonal. Nos valores da série sem ajuste, o setor apresentou alta de 4,5% na avaliação de longo prazo (acumulado em 12 meses) e 7,8% contra o mesmo mês do ano passado.
Por fim, o nível da categoria de tecidos, vestuários e calçados também registrou queda (0,9%) na margem. Sem contabilizar os efeitos sazonais, houve alta de 1,8% em 12 meses acumulados e de 6,0% contra maio de 2013.