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No evento “Ciclo e-commerce: Comércio Eletrônico para Micro, Pequena e Média Empresa”, realizado em São Paulo, ontem (09/04), a ACSP e a Camara-e.net  debateram sobre como as pequenas e médias empresas podem crescer com o e-commerce, principalmente no atual momento de crise financeira, entre outras questões. Com a palestra “Infraestrutura do e-commerce”, representantes das empresas Intel, Uol, Locaweb e Correios, apresentaram suas principais ferramentas para ajudar essas empresas a se desenvolverem no mundo virtual e reterem clientes.

 

Marcel Saraiva, gerente de desenvolvimento de mercado da Intel, falou da importância de investir em tecnologia para tornar a empresa mais produtiva e segura. “Para manter a competitividade no mercado, é fundamental que as empresas, principalmente as de porte pequeno, troquem os computadores a cada três anos para evitar problemas”, diz. Com o momento de crise, Saraiva destacou uma nova tecnologia da Intel, o VPro, que mantém a máquina segura de vírus e reduz o consumo de energia.

 

Já Renato Winer, diretor de produtos e desenvolvimento do Uol Host, trouxe para o debate um pacote da Uol para que os empresários abram sua loja virtual sem precisar de conhecimento técnico. “Apesar de o pacote vir pronto, o lojista precisa ter muita dedicação para que o site cresça e se torne mundial”, completa. A solução inclui domínio, e-mail profissional, hospedagem de site, banco de dados SQL Server, e-mail marketing para campanhas, servidores e equipe técnica que faz atualizações no site.

 

Em seguida, Reinaldo Santos, gerente de produtos da Locaweb, apresentou a ferramenta Loja Pronta, focada nas pessoas que têm medo de entrar na rede por conta dos custos e contratos. “Hoje é necessário estar na Internet para ganhar clientes e se tornar acessível. A ferramenta traz os serviços prontos, onde o empresário só paga por aquilo que vende”, explica Santos. Além disso, o site não impõe limites para transações, produtos ou pageviws.

 

Fechando o debate, Lemuel Costa e Silva, analista de comércio eletrônico dos Correios, falou da Fórmula VIC – venda, informação e conteúdo, na qual a venda deve ter o foco no produto, a informação no cliente e o conteúdo no usuário. “Essa fórmula nada mais é do que ajudar os lojistas e clientes a terem um bom relacionamento, facilitando a navegação nos sites de compra”, conclui.

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