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Daniel Davanço, country head de pagamentos para empresas do Mercado Pago

As expectativas de varejistas e clientes para o Dia do Consumidor

Estudo do Mercado Pago mostra que pequenos e médios empreendedores investem tanto em ações promocionais como em meios de pagamento para vender mais na data

Para alavancar as vendas no Dia do Consumidor, os comerciantes apostam em ações promocionais, com destaque para ofertas de pacotes de produtos com valores mais baixos e para descontos progressivos, ambos com 23% de intenção entre aqueles que afirmaram estar preparando alguma ação diferenciada. Já os consumidores estão de olho em itens de casa, móveis e decoração, além de alimentos e bebidas. As informações fazem parte de pesquisa sobre comportamento dos dois lados do balcão na data, divulgada pelo Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre.

Realizada com 9.879 pequenas e médias empresas, entre os dias 24 de janeiro a 06 de fevereiro de 2023, a sondagem mostra que descontos especiais, como leve dois e pague um, também fazem parte dos planos deles quase que na mesma proporção que a ampliação de meios de pagamentos. E, em relação aos meios de pagamento que mais devem ser utilizados, o cartão de crédito é a grande aposta para a maioria dos comerciantes (55%), seguido pelo Pix (34%) e pelo débito (8%).  Micro, pequenos e médios empreendedores (60%) disseram que substituíram o boleto pelo Pix.

“O Dia do Consumidor já está incorporado no calendário promocional dos brasileiros. Os vendedores, cada vez mais, investem nessa data para impulsionar as vendas e potencializar os negócios. Tanto que 70% dos empreendedores que responderam a pesquisa disseram estar preparando alguma ação para a data”, comentou Daniel Davanço, country head de pagamentos para empresas do Mercado Pago. 

As principais ações promocionais para o Dia do Consumidor apontadas pelo estudo são a criação de pacotes de produtos com valor mais baixos (23%); descontos progressivos (23%); descontos especiais – compre um, leve dois (19%); ampliando os meios de pagamento (15%); incremento de sortimento (11%); distribuição de cupons via redes sociais e influenciadores (9%).

Necessidade e desejo

O Mercado Pago também ouviu, de 16 a 20 de janeiro de 2023, 1.545 usuários. Destes, 61,5% pretendem realizar compras no Dia do Consumidor. Entre os itens de maior interesse estão: produtos para casa, móveis e decoração, citados por 55% dos entrevistados; alimentos e bebidas (43%); eletrodomésticos (41%); celulares e acessórios de telefonia (41%); e eletrônicos, áudio e vídeo (38%).Além disso, 53% dos entrevistados que vão comprar algum produto no Dia do Consumidor disseram que vão parcelar as compras. Os principais meios para parcelamento são cartão de crédito (58%) e crédito do Mercado Pago (40%). 

Na avaliação de  Ignácio Estivariz, head de banco digital do Mercado Pago, “os brasileiros, cada vez mais, aproveitam as ofertas das datas promocionais, como o Dia do Consumidor, para comprarem tanto itens de necessidades como de desejo. A maioria dos consumidores está se preparando para a data e pretende parcelar as suas compras. Vale lembrar que em pesquisas anteriores identificamos que os brasileiros também estão tomando cuidado para não se atrapalhar com parcelas a perder de vista”.

Na lista dos itens mais populares para o Dia do Consumidor – os usuários puderam escolher mais de uma categoria – estão Casa, móveis e decoração (55%); Alimentos e bebidas (43%); Eletrodomésticos (41%); Celulares e acessórios de telefonia (41%); Eletrônicos, áudio e vídeo (38%); Calçados, roupas e acessórios (32%); Beleza e bem-estar (22%); Produtos sustentáveis (21%); Artigos para saúde (19%); Esportes e Fitness (16%); Games (13%); Ferramentas e bricolagem (8%); e Artigos para bebês (6%).

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