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Boticário e Quem Disse, Berenice? se unem para surpreenderem clientes no Carnaval

Explorando as possibilidades de IA, a ação permite que os foliões criem maquiagens diferenciadas para os dias do evento

O Grupo Boticário anunciou o lançamento do Projeto FOL.I.A, unindo-se à marca Quem Disse, Berenice? para apontar as tendências de maquiagem do carnaval 2023. A iniciativa faz uso de inteligência artificial como recurso para propor um banco de imagens inspiracionais, proporcionando que os consumidores brasileiros possam acessar e recriar sua versão particular nos dias de folia.

“O projeto materializa mais uma das iniciativas pensadas para surpreender e ampliar a jornada do consumidor, fortalecendo uma conexão profunda e o protagonismo que eles têm em cada estratégia. O consumer centric é um pilar comum às duas unidades de negócio do Grupo Boticário, que aposta na data de forma integrada, incentivando sua essência: livre expressão, criatividade e ousadia. A relevância do formato está na sinergia entre tecnologia e consumidor – em uma coexistência complementar. As marcas propõem o uso da tecnologia como recurso para celebrar a individualidade das pessoas em ‘makes’ criativas e inspiradoras”, afirmou Marcela De Masi, diretora executiva de branding e comunicação do Grupo Boticário”.

De acordo com a executiva, o ponto de partida para a criação do FOL.I.A foi mapear as expectativas do público dentro e fora das redes sociais de ambas as marcas, a fim de identificar o que as comunidades buscam como referência para se expressarem por meio de maquiagens. “Em seguida, a ferramenta Midjourney gerou as imagens em IA que visam inspirar os consumidores a recriarem com ineditismo e interpretação única. O projeto faz parte da jornada do Boticário no universo da tecnologia e dá continuidade às inovações da marca no carnaval, após terem criado uma folia imersiva no Avakin Life em 2021 e 2022. Também traduz a natureza de Quem Disse, Berenice?, que é referência em make, tendências e proximidade com a GenZ”.

Idealizado em parceria com a Druid Creative Gaming, o projeto FOL.I.A apresenta um hub de conteúdo que reúne um banco de imagens de 21 maquiagens diferentes, distribuídas nas categorias: “Quanto mais cor, melhor”, “Foca nos detalhes”, “Inova e faz teu nome” e “Foliando com Brilho” — pensadas para diferentes perfis de consumidoras, além de contar com matérias no blog com tutoriais e cards clicáveis com indicação de produtos. “Cada vez mais queremos ser pioneiros em ações de impacto que gerem valor às pessoas e ao negócio. Nesse carnaval não foi diferente: conectamos social listening, tendência e nosso portfólio de make com inteligência artificial para criar inspirações de maquiagem que vão bombar na data. Mais que isso, recriamos essas artes em um formato inédito, que coloca o consumidor em um papel de protagonista”, explicou a executiva.

Curadoria e avaliação humana

As imagens em IA são hiper-realistas e inspiradas no portfólio de maquiagem das duas marcas, que apresentam itens para pele, olhos e lábios com diferentes texturas, cores e acabamentos. “Temos uma grande potência quando olhamos para nosso portfólio de marcas e aliamos seus territórios e expertises para trazer ações inéditas frente ao mercado nacional de beleza. O Boticário e Quem Disse, Berenice? se complementam nessa iniciativa e reforçam protagonismo no segmento de maquiagem, que assume ritmo acelerado de crescimento com a data”, complementou Marcela.

Bruna Pastorini, CSO e sócia da Druid Creative Gaming, lembra que todo o processo de criação por meio de IA passou por curadoria e avaliação humana. “Levamos em conta critérios, como o apelo estético, a não alusão a obras de outros artistas e, ainda que gerado digitalmente, características capazes de promover identificação e inspiração ao consumidor”, explica. Foram convidados um maquiador e personalidades para recriarem as makes digitais, incentivando, assim, seus seguidores a se jogarem nas cores, utilizando a tecnologia como ferramenta de expansão da imaginação e criatividade.A estratégia de lançamento do projeto FOL.I.A conta com um filme digital de campanha, conteúdos de bastidores para aproximar o consumidor do processo de criação e um time composto pela atriz Carla Diaz e a influenciadora Ismeiow, além do maquiador Diego Borges, que assinou as produções.

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