Carlos Capps, líder das indústrias de Varejo, Consumo, Saúde e Agricultura da IBM Consulting para América Latina

Brasileiros deverão gastar mais com compras e viagens neste final de ano

Pesquisa de instituto da IBM aponta que orçamentos de consumo no País estão acima da média global

Os orçamentos de compras dos brasileiros em 2022 aumentaram 21% em comparação ao ano passado, enquanto a média global ficou em 8%. Além disso,  muitos consumidores globais estão prontos para comemorar o período novamente e comprar mais cedo do que nos anos anteriores. As informações fazem parte do relatório anual global de compras e viagens de fim de ano divulgado pelo IBV – Institute for Business Value, da IBM, No entanto, como um conjunto mais amplo de questões econômicas e políticas assumiu o centro do palco no ano passado, o estudo indica que novos riscos e incertezas também pairam sobre os planos, conforme se extraiu em meio aos mais de 12 mil adultos entrevistados em nove países, inclusive no Brasil.

A sondagem do IBV revela que 40% dos consumidores brasileiros pesquisados indicaram que começariam as compras no final de outubro, 21% a mais que no ano passado. Por outro lado, fatores como inflação e aumentos de preços fizeram com que as preocupações econômicas fossem destaque nesta temporada de festas. No Brasil, 53% dos entrevistados tendem a estar menos preocupados com a pandemia nesta temporada comparado ao ano passado e 64% deles mais preocupados com a economia.

De acordo com  Carlos Capps, líder das indústrias de varejo, consumo, saúde e agricultura da IBM Consulting para América Latina, o estudo aponta para diversas evoluções importantes nas demandas em comparação a 2021 e confirma o entendimento do mercado em outras, como a importância da loja e do compromisso com sustentabilidade. “Insights que provam a necessidade do uso de dados em tempo real, da criação de operações muito mais autônomas e processos automatizados, da integração da cadeia estendida de supply chain, e da sensorização das operações e das variações de demanda. Nesse contexto, tecnologias disruptivas como IA e nuvem híbrida são capazes de colocar as empresas em outro patamar de competitividade, criando ferramentas para decisões autônomas em tempo real, resolvendo situações de forma ágil, mantendo a rentabilidade apesar do aumento em complexidade”.

Insights do mercado brasileiro

Conforme levantado pela pesquisa do IBV, os consumidores pesquisados no Brasil priorizarão um pouco mais as compras em lojas físicas (46%) e compras híbridas (23%) nesta temporada. O estudo recomenda que as marcas e varejistas precisam estar cientes de que, se os consumidores brasileiros forem forçados a reduzir seu orçamento de compras de fim de ano, mais de 65% cortarão as categorias não essenciais, incluindo vestuário, calçados, joias e acessórios. Além disso, devido às expectativas de interrupção da cadeia de suprimentos e aumentos de preços, 64% dos consumidores entrevistados no Brasil estão fazendo pré-encomendas nesta temporada de festas para obter produtos no prazo e com preços garantidos.

Se os bens não estiverem disponíveis devido a problemas na cadeia de suprimentos no País, 39% dos consumidores dizem que gastarão menos, mas 33% o farão ainda mais se puderem encontrar substitutos facilmente. A sondagem aponta, também, que, se os preços da gasolina caírem, 36% dos consumidores farão mais compras nas lojas, enquanto a demanda média por viagens aumentaria 5%. Por outro lado, 59% dos consumidores pesquisados ​​no Brasil dizem que estarão mais preocupados com a sustentabilidade nesta próxima temporada de festas do que no ano passado.

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