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Brasileiros estão mais propensos a aderir aos programas de fidelidade

Pesquisa da Abemf aponta que mais de 80% de quem ainda não participa dessas iniciativas de fidelização já consideram se inscrever 

Atribuindo como causa o atual quadro de crise econômica mundial, 81% das pessoas que ainda não são inscritas nos programas de fidelidade já consideram aderir. A constatação faz parte da segunda edição do estudo sobre o comportamento dos consumidores brasileiros em relação ao mercado de fidelidade, realizado pela Abemf  – Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização, em parceria com o Instituto Locomotiva. Esse número representa sete pontos percentuais acima do registrado na edição anterior da pesquisa, realizada em 2020.

“Estamos acompanhando um crescimento muito representativo do setor. Em número de cadastros, houve alta de mais de 20% nos últimos dois anos, chegando a 185,7 milhões, em junho deste ano. Esse indicador considera que uma pessoa pode estar cadastrada em mais de um programa, mas demonstra o aumento do interesse dos brasileiros. Isso porque as pessoas já têm uma visão de que, com essas vantagens oferecidas por empresas de fidelidade, é possível ganhar poder de compra”, explica Paulo Curro, diretor executivo da Abemf.

E essa foi a razão mais citada na pesquisa para que clientes dissessem que têm interesse em participar de programas do tipo. O segundo motivo mais citado foi o uso de benefícios como forma de economizar na crise, e em terceiro, devido ao atual momento econômico, o consumidor quer e entende que precisa aproveitar todas as oportunidades.

O estudo ainda revelou que supermercados, farmácias, lojas de eletrônicos, eletrodomésticos e vestuário, bem como empresas de alimentos e bebidas são os segmentos que mais despertam interesse para que esses consumidores queiram aderir a programas de fidelidade. 

Quanto aos benefícios que os levam a ter interesse no cadastro, o cashback aparece no topo da lista, já a facilidade no uso, ou seja, que a empresa ofereça um aplicativo fácil de manusear, com consulta de saldos e trocas, aparece logo na sequência. Além disso, 57% dos entrevistados afirmaram que passarão a comprar produtos de uma nova marca quando ela oferecer um programa de fidelidade em função da situação econômica.

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