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Cai a confiança do paulistano em novembro



O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado mensalmente pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), apresentou queda em novembro, com variação negativa de 4,5% em relação a outubro e atingiu 132,6 pontos. No contraponto ao mesmo período de 2007, o índice apresentou baixa de 3% (136,7 pontos).

 

O ICC varia de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar, e é composto por dois indicadores: o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e o Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). No mês analisado, o ICEA apresentou baixa de 5,3% em relação a outubro (130,2 pontos). Já a percepção em relação ao futuro, contemplada pelo IEC teve queda de 4% em relação a outubro e atingiu 134,2 pontos.

 

De acordo com a Fecomercio, o resultado do ICC em novembro embora tenha apresentado um arrefecimento em relação a outubro ainda encontra-se em um patamar de otimismo. Entretanto, existem evidências que essa queda já é uma tendência de retrações futuras em face aos desdobramentos do cenário internacional, notadamente do reflexo que a crise americana possa ter sobre o setor real de atividade econômica. Na visão da entidade, o otimismo do consumidor para os próximos meses dependerá dos reflexos da crise internacional na vida dos consumidores.

 

Segmentação – Na análise realizada por faixa de renda, o ICC apurou queda de 4,2% (139,8 pontos) entre os consumidores com rendimentos superiores a 10 salários mínimos. Em relação ao IEC, em novembro apresentou queda de 3,4% (140,4 pontos) e o ICEA baixa de 5,4% (139 pontos). Já os paulistanos na faixa de renda inferior a 10 salários mínimos apresentaram variação negativa de 5% no ICC (131 pontos). O IEC também apresentou queda de 4,5% (132,8 pontos) e o ICEA apresentou baixa de 5,8% (128,3 pontos). Todos estes dados são resultados da comparação com o mês anterior.

 

Na análise segmentada, os homens estão otimistas em relação às mulheres (136,7 pontos contra 128,9 pontos respectivamente). Vale destacar também que os consumidores com idade superior a 35 anos estão menos confiantes e em novembro atingiram baixa de 6,4%, no ICC (128,8 pontos). Entre os paulistanos da faixa etária inferior a este patamar houve queda de 2,6% no ICC, (136,9 pontos).

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