Caiu na rede. E agora?

0
3



Livro discute riscos e impactos de uma empresa em crise e traz dicas para monitorar e gerenciar conflitos na internet
A crise, independente de sua natureza, requer ações rápidas e certeiras. Algumas surgem no universo digital e ganham força no próprio meio. Outras iniciam um protesto no mundo offline e tornam-se conhecidas somente depois que a manifestação se espalha pelas redes sociais. Essas crises podem, quando originadas no meio empresarial, afetar a estabilidade financeira, prejudicar o clima do ambiente corporativo e depreciar a reputação das instituições.


Observando a postura assumida por diversas empresas diante de suas crises, a jornalista Patrícia Brito Teixeira realizou a uma pesquisa científica no Brasil e reuniu suas análises e conclusões no  livro “Caiu na rede. E agora? – Gestão e Gerenciamento de Crise nas Redes Sociais”, lançamento do mês pela Editora Évora. Destinado aos profissionais de marketing e publicidade, além de administradores e estudiosos de comunicação digital, o livro traz dicas de como evitar ou amenizar esse tipo de ameaça que não se prevê,  tampouco se calcula.


Como todo negócio possui um risco e a internet tem o poder de multiplicar o conflito, Patrícia esclarece que a opinião pública pode interferir em um negócio (com manifestações de grupos que boicotam o uso de determinado produto e provocam uma má aceitação) ou interferências negativas do governo (leis e normas que, em prol de uma causa, vetam a utilização de materiais ou ideias que diferenciariam o produto).


A autora defende a importância de um plano de gestão de crise – já que nas redes sociais uma crise pode ser fortalecida por conta do acervo de registros. “A empresa precisa investir tempo, dinheiro e contar com bons profissionais na fase de gestão de crise, pois um risco pode eclodir a qualquer momento, e não saber como lidar com ele pode levar a grandes perdas financeiras. Se crise ganhar força e sua marca estiver envolvida em um escândalo on-line, é preciso saber gerenciá la”, esclarece. Ela ainda orienta o leitor sobre como é possível montar um manual de gestão  de crise, identificando os riscos, minimizando as vulnerabilidades e prevenindo futuros conflitos, e ainda planejar previamente o que fazer se uma crise acontecer. O livro traz cases históricos para mostrar ao leitor as proporções de uma crise e como seus prejudicados aprenderam, superaram as perdas financeiras e deram a volta por cima.


Sobre o livro
Título: Caiu na rede. E agora?                                                                                                 
Autor: Patrícia Teixeira
Editora:Évora                                                                                      
Assunto: gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais                                          
Preço: R$ 39,90                                                                                                                
Páginas: 170
 


 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDe operador à gestor
Próximo artigoExpandir com segurança