Cartões corporativos ganham mercado

0
4
Hoje, maioria das empresas no mundo, cerca de 70%, adotam programas de cartões corporativos com o objetivo de obter mais controle nos gastos. É o que mostra a pesquisa mundial “Cartões Comerciais Globais: Reduzindo Custos e Aumentando o Controle em um Cenário Global”. O estudo revela também que a prioridade das empresas que utilizam cartões de compras institucionais no mundo é reduzir os custos administrativos ligados ao processamento de transações (cerca de 86%).
A pesquisa sobre cartões comerciais, realizada em pareceria pela Visa e a ACTE Global, associação de executivos de viagens corporativas, e realizada pela empresa de pesquisa Aberdeen, explora as práticas e as estratégias relacionadas ao uso de programas de pagamento comerciais, especificamente, no que se refere aos cartões corporativos e de compras institucionais. A pesquisa foi realizada com empresas das regiões Ásia-Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte.
O estudo mostra também que as despesas anuais com viagens e entretenimento (V&E), pagas com cartões corporativos, cresceram mais de 20% de 2005 a 2006 nas empresas que participaram da pesquisa. Além disso, a maioria das organizações pesquisadas (66%) revela que o uso obrigatório dos cartões corporativos é o principal fator para impulsionar o crescimento desse tipo de soluções comerciais. Já no que se refere aos cartões de compras institucionais, as companhias de todo o mundo valorizam a capacidade que eles têm de gerar relatórios automatizados e assim capturar dados detalhados das transações. No entanto, a funcionalidade e a utilidade desses relatórios diferem em cada região.
“As soluções de pagamento corporativas e de compras institucionais têm sido reconhecidas pelas empresas devido ao impacto positivo que proporcionam ao negócio, ao melhorar a eficiência dos processos e a gestão da tesouraria, proporcionado pelo maior controle dos gastos”, afirma Aliza Knox, vice-presidente sênior de Soluções Comerciais, da Visa International. “A pesquisa global da Aberdeen revela que, embora as organizações do mundo inteiro se beneficiam com a adoção de cartões comerciais, as razões para o seu uso e sua expansão variam, desde a redução de custos até uma maior visão dos pagamentos”, afirma a executiva.