Classe média planeja consumir mais

0
1



Com os juros estabilizados, mercado interno aquecido e crescimento do crédito, as expectativas de consumo para 2008 são bem mais positivas do que no ano passado. A conclusão é de estudo da TNS InterScience, empresa de pesquisa Ad Hoc (sob encomenda), realizado em novembro de 2007 na cidade de São Paulo.


Segundo o levantamento, promovido para entender as expectativas da população em relação a poder de compra, endividamento, sonhos e planos para este ano, a classe média está mais otimista do que a baixa renda e acredita que em 2008 terá mais acesso ao consumo. Outro dado favorável do estudo, que ouviu 408 pessoas com mais de 20 anos, das classes A, B, C e D, é que esse grupo, que registrou melhoras em seu poder de compra em 2007, se sente menos endividado que em 2006.


De acordo com a pesquisa, 52% dos entrevistados de classe média já sentiram que seu poder de compra aumentou em 2007 e 65% acreditam que vai continuar melhorando em 2008. O mesmo movimento ocorre em relação à baixa renda: 47% avaliaram que 2007 foi melhor que o ano anterior e 53% acreditam que a tendência é melhorar ainda mais neste ano.


De todas as medições realizadas anteriormente pela TNS InterScience (entre 1997 e 2007), observou-se que 2007 registrou maior parcela de entrevistados com perspectiva otimista (59%) em relação ao aumento do poder aquisitivo no ano seguinte. Em 2005, apenas 46% das pessoas acreditavam nessa possibilidade.


Segundo Ivani Rossi, diretora de planejamento da TNS InterScience, o mercado irá encontrar, em 2008, um consumidor que planeja mudar de emprego e aumentar o salário para melhorar ainda mais as condições de vida. “Esse desejo é mais latente entre os consumidores de baixa renda, agora menos endividada e com maior acesso ao crédito, e foi eleito como prioridade por 46% desse segmento”, conta. Na classe média essa também é a aspiração número um de 30% dos entrevistados. Fazer um up grade na moradia, investir mais na educação dos filhos e no preparo profissional também estão nos planos da população pertencente às duas classes sociais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSony com novo site
Próximo artigoProbare vale pontos no Prêmio Abemd