Mais de dois mil clubes de assinatura foram criados em 2021 no Brasil e consumidores destacam os de leituras
A pandemia da Covid-19 teve um impacto positivo nas vendas do setor de clubes de assinatura, surgindo cerca de 2200 novos deles entre recém-chegadas empresas e companhias já estabelecidas que passaram a adotar essa modalidade de vendas. Segundo levantamento da base de clientes da Betalabs, empresa de tecnologia especializada em soluções para essa estratégia de fidelização, o segmento de livros segue ocupando a primeira posição na preferência do consumidor, com 25% do total de clubes de assinatura.
Na sequência aparecem as categorias “Bebidas” e “Alimentos”, com 20% e 16%, respectivamente. Completam a lista “Cuidados Pessoais” (12%) e “Pet” (10%) – outras categorias totalizam 17%. Grande parte dos clubes de assinatura está na região Sudeste do país. A cidade de São Paulo concentra 33% dos clubes, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais, que detém 11% e 10% respectivamente. Na sequência, aparecem Rio Grande do Sul (8%), Paraná (9%) e Santa Catarina (5%). Os demais estados totalizam 14% somados.
“O resultado do período reforça a tendência de crescimento em função do maior volume de negócios pela internet e pela mudança no comportamento do consumidor. Este passou a demandar maior conveniência e a gastar mais com autocuidado, bem-estar e entretenimento”, analisou Luan Gabelini, sócio- diretor da Betalabs.