A Coca-Cola Brasil e o Instituto Coca-Cola Brasil recebem, amanhã (15/06), dois prêmios Top Social concedidos pela ADVB Rio – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Rio de Janeiro. As ações vencedoras foram o “Restaurante Comunitário Prato Popular” e “Programa Coca-Cola de Valorização do Jovem”. O Sistema Coca-Cola Brasil, formado pela Coca-Cola Brasil e 18 grupos fabricantes, já tem tradição na atuação na área de responsabilidade social, tendo investido cerca de R$ 40 milhões em 140 projetos sociais e ambientais no último ano.
O “Programa Coca-Cola de Valorização do Jovem”, inscrito pelo Instituto Coca-Cola Brasil, foi implantado em 1999 com o objetivo de reduzir a evasão escolar no ensino público fundamental. No Brasil, já foram beneficiados mais de 12 mil estudantes em oito estados (RJ, SP, MT, PE, MG, GO, PR e PB). A mecânica do programa prevê que, em cada escola associada ao programa, 25 alunos da 5ª à 8ª série com grave risco de evasão atuem como monitores de estudo de 75 alunos da 1ª à 4ª série, igualmente com dificuldades de aprendizado. Hoje, são 3,8 mil alunos envolvidos no programa, que promove a recuperação da auto-estima dos alunos e, desta forma, os recupera para o ambiente escolar. A evasão escolar média dos participantes do programa é de 2,4%, contra uma média nacional de 5,4% registrada pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Já o “Restaurante Comunitário Prato Popular” foi criado em março de 2003, em uma iniciativa da Vonpar, fabricante da Coca-Cola no Sul do País. O objetivo sempre foi o de levar saúde e cidadania através de uma alimentação de qualidade, balanceada e barata. Logo em seguida a Coca-Cola Brasil resolveu adotar o projeto e, até o momento, já foram inaugurados restaurantes em dez estados diferentes. Cada um dos dez restaurantes instalados serve uma média de 300 refeições diárias a R$ 1 para a população carente das grandes cidades. O desenho do projeto prevê parcerias públicas e privadas que barateiam a montagem do restaurante e permitem que mais unidades sejam abertas. Até hoje já foram servidas mais de 700 mil refeições na rede de restaurantes Prato Popular.
“Estou muito feliz com os dois prêmios conquistados. Tanto o Prato Popular quanto o PCCVJ são projetos sociais importantes e diferenciados que ajudam a enfrentar alguns dos maiores problemas do Brasil. Nosso propósito é, além de resgatar a cidadania e possibilitar um futuro melhor para as pessoas mais carentes, servir de exemplo na área da responsabilidade social, atuando de forma ética e transparente e convidando outras empresas a juntarem-se a nós.”, afirma Marco Simões, diretor de Comunicação da Coca-Cola Brasil.