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Cocamar renova sistema de comunicação


Para acompanhar o crescimento do mercado de agronegócios, a Cocamar, cooperativa agroindustrial com sede na cidade de Maringá (PR), decidiu expandir o parque industrial para atendimento do mercado interno e externo. Para isso contou com a Brasil Telecom, que contribuiu na implementação do novo sistema de comunicação.

Para resolver o problema da dificuldade de comunicação entre as 53 unidades e garantir a segurança dos dados, foi implantada uma rede Frame Relay com velocidades de acesso em 256 Kbps para as unidades com maior volume de tráfego e 128 Kbps para as menores e 2 MB nos concentradores e acesso à internet. Hoje esta rede é responsável pelo transporte de dados e voz e proporcionou a interligação de todas as unidades. Além disso, para o projeto de processamento principal centralizado, decidiu-se por locar e hospedar o servidor de proxy/web no Cyber Data Center da Brasil Telecom, localizado na capital paranaense.

As soluções adotadas garantiram à Cocamar a interligação das unidades, qualidade das informações on-line e manutenção de todos os dados importantes para a empresa, sem o risco de qualquer interferência externa. “Conseguimos atingir o objetivo de interligar nossos cooperados de forma on-line e com segurança no fluxo das informações, por meio das nossas unidades. Antes, cada entreposto tinha uma conexão, o que acabava tornando o sistema vulnerável. Agora é a Brasil Telecom que gerencia todo o processamento principal da empresa”, explica Alair Aparecido Zago, gerente administrativo da Cocamar, também responsável pelas áreas de TI, Organizações e Métodos, Telecomunicações e Serviços.

Como resultado das modificações adotadas, a Cocamar reduziu o investimento em infra-estrutura de TI, além de otimizar o foco da inteligência do pessoal da TI para seu próprio negócio. “Com a utilização do novo sistema de comunicação passamos a utilizar a tecnologia VoIP, o que significou em termos de comunicação de voz, uma economia na ordem de 35 a 40%”, ressaltou Alair Zago, lembrando que agora com as operações on-line todos os negócios podem ser gerenciados em tempo real, pois antes o sistema replicava apenas uma vez por dia.

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