Combate à reclamação

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Depois de se depararem que a empresa vinha recebendo reclamações na Internet, de pessoas que nem eram suas clientes ou, então de ex-funcionários, prejudicando sua imagem, a equipe da Endless Experience foi em busca de uma estratégia para conseguir resolver tal situação. A arma encontrada? O reconhecimento positivo de clientes reais. “Alguns sites não têm filtro e colocam qualquer coisa no ar e precisávamos combater as reclamações. Nada melhor que elogios”, declara Jorge de Souza, gerente de vendas da plataforma.
Assim, a empresa já se encontra há um ano nesse processo de acompanhar as opiniões do público. Um período curto, mas que já foi possível de perceber que os elogios são eficazes, ainda, a ajudar outros clientes na decisão para a escolha da empresa, bem como a seguirem o sonho, que os fez procurar a companhia. No caso da Endless, é o desejo de viajar e ter momentos memoráveis de alegria. “Por isso, toda vez que um cliente volta de viagem pedimos depoimentos e fotos”, conta Souza. “Hoje, faz parte do nosso padrão mostrar o ElogieAki para todo os clientes, o que nos ajuda nas indicações.”
Mas, se hoje a empresa é uma das mais elogiadas na categoria de Hotelaria e Turismo, é fruto justamente de um retorno e satisfação dos próprios clientes. Como conta o gerente, quando perceberam que opiniões ruins sobre a empresa estavam sendo divulgadas, o objetivo, então, foi saber qual era a real posição dos clientes. Por meio de uma pesquisa de satisfação, eles chegaram ao resultado de 94% de aprovação. “Com isso, pedimos para que alguns elogiassem nossa empresa”, detalha. Resultado disso? “Hoje temos muito mais credibilidade graças aos elogios”, afirma ele.