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Como estar nas mãos dos clientes?

O mundo inteiro está a um clique de distância de qualquer pessoa. Ainda que, com o smartphone, hoje, elas podem procurar o que desejarem, no momento em que quiserem. Não por menos, as empresas precisam estar disponíveis nesse dispositivo de diversas maneiras, para não só conseguirem chamar a atenção dos clientes e os engajarem, mas também para estarem próximos. Agora, cada segundo é crucial no quesito fidelização e relacionamento saudável. “A partir do momento que temos um celular conectado em nossas mãos, nossa vida e comportamento se transformam e essa realidade do imediatismo se materializa”, avalia Marcos Brabo, head de planejamento e estratégia da Agência Ginga.
Com essa questão do imediatismo mais presente, o executivo afirma que resta às marcas entenderem esse atual contexto ao qual estão inseridas e procurar entregar uma experiência de qualidade. Porque não basta apenas querer estar no ambiente mobile, é preciso considerar todos os obstáculos que existem nesse mundo (conexão instável, tela menor, interações mais constantes, curtas), bem como suas vantagens (geolocalização, movimentação, imersão, real time). “Há uma oportunidade muito grande de estabelecer uma empatia positiva com o consumidor”, assume.
Acima de tudo, é preciso entender que essa atual realidade de micro-moment, na qual as escolhas dos clientes são pautadas em instantes e por impulsos de desejos, é que os paradigmas da relação entre empresa e público se modificam. O controle dos consumidores aumenta e os negócios devem estar acessíveis para quando eles sentirem necessidades. “O micro-moment leva em consideração o comportamento de precisar rapidamente de um conteúdo, experiência ou resposta para uma necessidade”, adiciona Brabo. Ao mesmo tempo em que é um solo fértil, mobile tem um espaço de tempo muito pequeno para oferecer da melhor forma possível tudo aquilo que a pessoa precisa para solucionar seus problemas e atender seus pedidos. “Muitas marcas podem se aproveitar dessa situação, estando aptas para isso, com conteúdos bem posicionados e construídos de forma a atender nesse curto espaço de tempo, que terão para entregar a experiência ao consumidor.”
 
E conhecer completamente a jornada do consumidor é o melhor caminho para conseguir proporcionar essa experiência, potencializando o micro-moment. Usar a tecnologia em seu favor e aproveitar as plataformas e serviços digitais, utilizando o melhor de cada conteúdo também são boas oportunidades, na visão de Brabo. Para ele, é essencial aproveitar as técnica criadas como maneira de ter um material criativo, através de vídeos verticais, geolocalização, interação com fotos, filtros, parcerias com redes sociais, enfim, tudo o que o ambiente mobile puder proporcionar. “As marcas devem buscar ser úteis na vida das pessoas. A partir do momento que um consumidor percebe que a marca entendeu claramente o seu momento e necessidade e entregou algo extremamente adequado, moderno e funcional, gera empatia, estabelece uma conexão que faz toda a diferença”, diz.

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