Cyber Monday ajuda na Black Friday

Os cinco dias de descontos oferecidos pelas lojas virtuais brasileiras totalizaram R$ 3,02 bilhões em vendas. Muitas lojas já haviam disponibilizado ofertas desde a quinta-feira passada e, após o Black Friday, prorrogaram as promoções no final de semana, até ontem, 30, quando foi feita a Cyber Monday. O que, segundo a E-bit/Buscapé, que apurou os dados do evento, ajudou a impulsionar o faturamento do setor no final do mês de novembro. Esse valor representa uma elevação de 44% em relação a 2014. Foram realizados 5,8 milhões de pedidos no total, um volume 24% maior que o ano passado, com ticket médio de R$ 521, uma alta de 16%. 
“Mesmo diante de um cenário econômico desfavorável no Brasil, podemos afirmar que a Black Friday foi um sucesso no e-commerce em 2015. O ritmo de compras foi intenso durante todos os dias do evento. Apenas na sexta-feira, mais de 1,6 milhão de consumidores aproveitaram as ofertas, com um gasto médio de R$ 980 por pessoa”, afirma André Ricardo Dias, diretor executivo da E-bit. A empresa apurou também que a satisfação dos e-consumidores em relação ao “preço do produto” aumentou, se comparado a outubro. Os 73% de “satisfeitos e muito satisfeitos” subiram para 77%, nesses dias de ofertas especiais (período de quinta a segunda-feira).
“Notamos que os consumidores definitivamente adotaram os dispositivos móveis durante a Black Friday. No total, mais de 11% das vendas foram realizadas por smartphones ou tablets, sendo que durante alguns períodos do dia o percentual chegou a 17% das vendas”, afirma o executivo.
Cyber Monday tem alta 
Somente durante a Cyber Monday, o resultado das vendas foi de R$ 294 milhões. Um crescimento nominal de 56% em relação à mesma data no ano passado. Com 679 mil pedidos (alta de 24%), o ticket médio ficou em R$ 433 (26% maior). “O curioso foi que, apesar de a Cyber Monday ter surgido para elevar as vendas em produtos de Eletrônicos, as outras categorias se sobressaíram nas vendas, o que mostra que muitas pessoas ainda aproveitaram esse dia extra além da Black Friday para comprar o que não havia conseguido nos dias anteriores”, adiciona Dias. 
Assim, das sete categorias que tiveram o maior volume de vendas na última segunda-feira foram: Eletrodomésticos, com 13%; Moda e Acessórios, 12,8%; Telefonia/Celulares, 12,5%; Cosméticos e Perfumaria / Cuidados Pessoais / Saúde, 9,1%; Livros / Assinaturas e Revistas 8,9; Informática 8,8; e Casa e Decoração 7,5%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima