Datasul anuncia aquisição na Argentina

0
7


A Datasul, multinacional brasileira de softwares de gestão empresarial integrada, adquiriu os direitos de propriedade intelectual, marca e dos contratos com clientes da Meya Argentina e a Meya do Brasil, empresa atuante no desenvolvimento de ERP (Enterprise Resource Planning) e prestação de serviços de manutenção e consultoria de implantação de softwares. A partir da aquisição, a Meya se torna mais uma franquia de distribuição.

“A compra da Meya reforça nossa estratégia de crescimento na América Latina em soluções de gestão empresarial, além de criar diversas sinergias com a atual estrutura de custos e investimentos com pesquisa e desenvolvimento, marketing e infra-estrutura”, declara Jorge Steffens, presidente da Datasul. Com a aquisição a Datasul duplica o market share e a base de clientes na Argentina. Cerca de 50 grupos empresariais nacionais e internacionais de médio e grande porte, passam a integrar a carteira da companhia.

O mercado argentino vem se recuperando da maior crise de sua história. Em 2005, o PIB do país cresceu 9,2%. Segundo dados da International Data Company (IDC), no mesmo ano, o setor de software de gestão empresarial movimentou US$64 milhões na Argentina e apresentou um crescimento de 30,6% em relação ao ano anterior. Para 2006, a previsão é que este mercado cresça mais 15,7%. “Nossa expectativa é aliar o conhecimento de mercado argentino dos profissionais da Meya ao bem sucedido modelo de negócios da Datasul, trazendo vantagens e benefícios aos nossos atuais e futuros clientes”, explica Paulo Caputo, diretor de novos negócios da Datasul.

A compra da empresa argentina é mais uma iniciativa que reforça a estratégia de crescimento que a Datasul divulgou durante seu processo de abertura de capital, em junho deste ano.”Conforme já havíamos anunciado, os recursos primários obtidos com a oferta de ações, serão utilizados para aquisições que faremos seletivamente”, afirma Caputo, cuja diretoria foi criada justamente para aplicar os recursos captados na oferta primária de ações.

O valor da aquisição é de aproximadamente US$1,7 milhões e será pago integralmente com recursos próprios, nos termos de contrato celebrado entre as partes. Adicionalmente, a Datasul remunerará a Meya Argentina e a Meya Brasil por obrigações de não concorrência e prestação de serviços assumidas por elas e por seus administradores e sócios controladores.