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Gonzalo Estebarena, diretor de tecnologia do Grupo Decolar

Decolar implanta assistente virtual com IA generativa

A proposta é aprimorar a experiência dos clientes com a “Sofia”, assistente de viagem digital, em que o viajante pode até dispensar o bate-papo e interagir apenas tocando em elementos visuais  

A Decolar anunciou o lançamento de uma assistente de viagem que integra inteligência artificial generativa com uma interface visual incremental e adaptável. A “Sofia” acompanha os viajantes desde o momento em que surge a ideia de embarcar em uma nova experiência, passando pelo planejamento e coordenação da viagem em si, até o seu retorno. Basta dizer “Eu quero surfar” para que a conversa com a assistente virtual seja ativada. 

“A interação com a Decolar começa com a busca de inspiração para a próxima viagem. O usuário pode conversar ou trocar mensagens, mas também pode escolher opções que a Sofia exibe em um catálogo de destinos. Não se trata mais de um chatbot, mas de uma verdadeira assistente de viagem digital, em que o viajante pode até dispensar o bate-papo e interagir apenas tocando em elementos visuais ou falando. Além disso, assim como em uma interação humana, com a Sofia não há necessidade de seguir uma ordem pré-estabelecida de conversa, é um bate-papo dinâmico, uma troca de ideias que leva a recomendações concretas”, detalhou Gonzalo Estebarena, diretor de tecnologia do Grupo Decolar.

Ajuda personalizada

De acordo com o executivo, “a Sofia tem a capacidade de se adaptar à reação do cliente – é uma agente de viagens empática e pode incorporar a resposta em sua próxima sugestão. Tudo isso, aprimorado pelo conhecimento exclusivo dos mais de 30 milhões de clientes do Grupo Decolar. A interação com a assistente virtual pode evoluir para uma experiência de compra autônoma e até facilitar o contato com um membro da equipe da Decolar para consultas de vendas e pós-venda”.

Uma equipe dedicada de especialistas construiu essa solução usando tecnologias como ChatGPT-4, Whisper, da OpenAI, e a plataforma escalável da AWS, o que permite uma experiência mais natural e adaptada às necessidades de cada indivíduo. “Com esse novo desenvolvimento, reimaginamos a experiência do usuário, fazendo com que o sistema se adapte ao usuário e não que o usuário entenda como usá-lo. A Sofia é única, pois pode fazer coisas que nunca foram pensadas no fluxo de um site ou aplicativo móvel. O viajante simplesmente diz a ela o que gostaria de fazer e tem a flexibilidade de configurá-la sem ter que prever ou pensar sobre o desenvolvimento dessa interação com antecedência, algo necessário no comércio eletrônico tradicional”, concluiu Gonzalo.

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