Dicas para boas compras na internet

0
2

Autor: Daniel Neves
 
Nos últimos anos, o comércio eletrônico se expandiu com rapidez. As compras pela Internet conquistaram seu espaço e já pode ser considerada uma tendência, com ofertas inúmeras e variadas. Serviços de estética, fotografia, academia, hospedagem, pet shop e refeições, entre outros, podem ser facilmente encontrados na web. Porém, é preciso cautela, bom senso e principalmente muita responsabilidade para evitar possíveis dores de cabeça no futuro. 
 
Com a chegada das festas natalinas é preciso redobrar a atenção. Proteger o computador com softwares de segurança atualizados é o primeiro passo para não estar vulnerável a ataques de hackers. 
 
Durante a compra, cuidado ao abrir mensagens em e-mails vindos de fontes desconhecidas ou de aspecto não confiável. Nunca clique em links e lembre-se que os bancos e instituições comumente não enviam e-mails sem prévia solicitação a quem quer que seja.  Na dúvida, entre no site da loja e veja se existe algum telefone de serviço de atendimento ao consumidor para relatar o fato. E sempre busque por lojas conhecidas e tradicionais.
 
Na hora de digitar sua senha, certifique-se que ela é pessoal e intransferível, ou seja, jamais a forneça. Para efetuar a compra, é recomendável que se utilize o computador pessoal ou do trabalho e evite lan houses. Se a compra for em sites de leilões, esteja alerta à reputação do vendedor e consulte as observações de que já consumiu.
 
Ao efetuar o pagamento, prefira utilizar o cartão de crédito. Caso desconfie, opte pelo boleto bancário ou sedex a cobrar e sempre guarde o comprovante de pagamento e qualquer outro documento que confirme a compra. Uma dica infalível é verificar, no canto inferior da tela, a figura de um cadeado. Nele constam as informações do certificado que corresponde ao endereço na barra do seu navegador. No final, não se esqueça de efetuar o “logout”.
 
Com as compras coletivas não muda muita coisa. A escolha e o cadastro em um site confiável é o primordial. Geralmente eles permitem um relacionamento com o usuário por meio das redes sociais. É imprescindível avaliar as reais necessidades antes de qualquer aquisição e entrar em contato com a empresa que está fornecendo a oferta. Leia as regras de início ou fim para verificar se existe alguma limitação.  Em caso de reserva, efetue-a antes de realizar a compra em si. 
 
Portanto, não seja daqueles que fogem das alternativas facilitadoras do dia a dia por medo de cair no conto do vigário. Esteja sempre bem informado e atento a qualquer mudança ou novidade que possa vir a surgir. Precaução é fundamental com tantas ofertas existentes na web. Cabe escolher o que convém com segurança e certeza de estar fazendo um bom negócio. 
 
*Daniel Neves é diretor do Grupo TreeMedia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFanático por Educação
Próximo artigoEstoquecarro.com adota ZipCode