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E-consumidor sabe o que quer

Levantamento realizado pela SEMrush com os 100 maiores sites de compras brasileiros de diversas categorias apontou que 88% do tráfego é direto, ou seja, os usuários digitam a loja virtual que desejam acessar. Ainda assim, 7,3% do tráfego das pessoas que entram no e-commerce primeiro pesquisam o nome no Google. Apenas 2% dos acessos se configuram por meio de backlinks, ou seja, quando existe menção ao e-commerce em publicações de outros sites, como artigos, por exemplo. Ainda que muitos e-commerces invistam em publicidade on-line, ela representa apenas 1,98% da fonte de tráfego para os sites. Redes sociais também podem levar usuários ao e-commerce, mas é a fonte com menor expressividade: apenas 0.5%.
Ainda de acordo com a pesquisa, quando se trata de gastos publicitários, 64,5% dos e-commerces brasileiros, em geral, investiram até R$ 3.500 por mês ao longo de 2018, enquanto 19.77% dos sites pesquisados investiram mais de R$ 15 mil, e os outros 15% gastaram entre R$ 3.5 e R$ 15 mil.
Os dados com publicidade paga também foram subdivididos dependendo da categoria em que se encontra o e-commerce. Os sites que vendem vestuário e viagens são aqueles que mais gastaram, uma vez que na primeira categoria, 64% dos top 100 e-commerces fizeram investimentos acima de 15 mil reais por mês. Já a segunda categoria, 57% deles investiram acima deste valor. São percentuais bastante elevados quando comparado com as outras categorias, já que a média de todas é 19.77%. A categoria de alimentação é a que menos investe com publicidade online, representando 91.6% dos e-commerces analisados com gastos de até R$3.500. Segmento de móveis & decoração está em segundo lugar com 87.8%.
Outra descoberta da pesquisa mostra quais são os gatilhos emocionais mais utilizados nos anúncios dos e-commerces e quais possuem maior popularidade. O campeão é “frete grátis”, com 100% de popularidade, ou seja, os consumidores são ávidos quando se trata de não pagar pela entrega do produto. A palavra “desconto” está em segundo lugar, com 93.8% de popularidade, dado que aponta que pagar menos por um produto que desperta muita atenção. Em relação à frequência de uso de descontos dados pelos e-commerces, o mais comum é de 10%, representando 20.7% de frequência utilizada. Já descontos de 50%, tem frequência de 16.4%, enquanto de 5% aparece com 16.2%.

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