O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.
Talita Lacerda, CEO da Petlove

Ecossistema consolidado na cultura pet experience

CEO da Petlove descreve expansão do negócio que se propõe a suprir todas as necessidades dos animais de estimação e dos tutores

Provavelmente, poucos empreendimentos poderão expressar com tamanha evidência a evolução da transformação digital para um ecossistema de cunho figital como a trajetória da Petlove. Literalmente se aventurando como primeira startup de e-commerce para o mercado pet, há mais de duas décadas, o pioneirismo encontrou eco em um segmento em transição, até desembocar na pandemia que favoreceu o projeto digital. Resultado, a Petlove é, hoje, uma holding que, como resultado de fusões e aquisições, abriga várias marcas com a proposta de clube de assinaturas, marketplace e pontos de venda físicos capazes de atender as necessidades dos pets e seus tutores. Explicando como esse ecossistema figital se consolidou e permite agora arrojados voos prometendo novos conceitos de pontos de venda presenciais, Talita Lacerda, CEO da Petlove, foi a convidada de, hoje (06), da 513ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Lembrando, de início, que a Petlove foi o primeiro e-commerce do segmento pet no país, fundada em 1999 pelo médico veterinário Marcio Waldman, seu parceiro e sócio, Talita destacou que assumiu o cargo de CEO já com a empresa vivenciando o sucesso que de ter-se transformado, há mais de seis anos, de simples comércio eletrônico em um serviço de assinaturas que, segundo ela, já responde por mais de 90% do faturamento da organização. Em 2018, iniciou a construção de um ecossistema dentro do segmento, o que se vem consolidando agora, processo catalisado por algumas iniciativas de fusões e aquisições que deram à Petlove um status de holding. Primeiro com o app para veterinário Vet Smart, depois com o marketplace para produtos e serviços pet DogHero, incluindo algumas operações posteriores, uma delas a inclusão da Porto.Pet, da Porto Seguro e, mais recentemente, a startup gaúcha NoFaro, ambos os movimentos que dão à empresa a liderança no setor de planos de saúde para animais de estimação, segundo a executiva.

“A ideia do ecossistema é oferecer literalmente tudo que um pet necessita em termos de produtos e serviços, com o preço e a conveniência do on-line, mas com o mesmo atendimento acolhedor que os tutores encontrariam em uma loja de bairro.”

Conforme complementou, a compra digital oferece facilidades e economia, mas a convivência dentro da loja física, para o animal, com banho, tosa e tudo o mais, é um complemento fundamental, o que explica a guinada da Petlove para o mundo figital. Ao esmiuçar os motivos que levaram a startup a caminhar nessa trajetória de construção de valor de forma abrangente, Talita recordou o quanto esse mercado é democratizado, citando pesquisas, segundo as quais mais de 66% dos lares brasileiros possuem pelo menos um pet. “Embora a tendência seja a de que esses animais passem a ser considerados membros da família, existem diversos tipos de tutores. Por isso, nossa inflexão para o físico – com muita cautela, por sermos nativos digitais – nos permite testar alguns conceitos diferentes para distintos perfis de clientes.”

Essa é a razão pela qual, assegurou ela, os consumidores verão nas lojas da Petlove alguns diferenciais, em estilo mais moderno, com as chamadas prateleiras infinitas, por exemplo, oferecendo a partir desse ambiente a possibilidade acesso digital à mais de 14 mil itens e com entrega no mesmo dia. “Sem ainda poder falar muito dos cinco conceitos diferenciados que pretendemos implementar, posso adiantar que entre eles está o teste de quiosques menores e estratégicos. Tudo está sendo desenhado a partir do que ouvimos dos clientes, consultando-os de que forma poderíamos reinventar ou melhorar a experiência da tradicional loja de bairro, eliminando dores e incrementando facilidades. O importante, agora, é testar para verificar se o comportamento prático do dia a dia refletirá de verdade o que os consumidores manifestaram verbalmente.”

Ao detalhar a forma de capturar os inputs para chegar aos cinco conceitos cuja concretização está prometida para breve, Talita citou a inusitada área da empresa batizada de pet experience. Ao conversar com os tutores nos diversos canais de interação, um assunto se sobressai: como cuidar melhor dos animais de estimação. Para ela, esse é o tópico mais relevante para alavancar novas oportunidades, mesmo porque, com as praticidades do digital, muitas das dores antigas já estão superadas no relacionamento. “Um dos nossos principais valores é sermos ‘pet lovers’, ou seja, a prioridade é o pet. O que caracteriza nossa cultura e é o primeiro ponto quando analisamos a contratação de um profissional. Queremos ajudar o cliente a proporcionar o melhor ou mais adequado para o seu pet específico.”

A CEO detalhou também como são montados os times da organização voltados para as lojas, trabalhando em squads no modelo ágil. Sua função é desenhar as jornadas com base nos inputs e configurar a testagem para efetivação de cada conceito. E, depois de delimitar as diferenças dos desafios das novas iniciativas do presencial com o que a organização já dominava historicamente com o e-commerce, a executiva pôde ainda traçar as características peculiares do mercado pet para as inovações e adaptações de exemplos pelo mundo.

O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 512 lives realizadas desde março de 2020. Aproveite para também para se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA  prosseguirá amanhã (07), tendo como convidado Rodrigo Cagali, vice-presidente de operações da Mitre Realty, que abordará a inovação transformando a experiência no mercado imobiliário; e, encerrando a semana, o Sextou trará o tema “Creator economy: A revolução da economia digital passa pelos influenciadores?”, com a presença de Alexandre Abramo, diretor global de desenvolvimento e negócios na Hotmart e Leo Soltz, CEO da One Big Media.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima