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Em busca da fiel

Existem alguns times que possuem torcedores em qualquer lugar, até nos mais remotos endereços. No Brasil, o time com mais torcida é o Flamengo. E, logo em seguida, vem o Corinthians, “time do povo”, como todo torcedor do clube não cansa de repetir. Segundo pesquisa da Pluri Stochos Pesquisas e Licenciamento Esportivo, divulgada em março de 2013, a torcida da equipe paulista representa 14,6% do total no Brasil – a do Flamengo marca 16,8%. São milhões de corintianos espalhados pelo país com potencial de consumo. Porém, o quadro de participantes do programa de sócio-torcedor marca mais de 42 mil registrados, segundo site do Movimento por um Futebol Melhor. Um número que pode ser considerado baixo perto do enorme potencial que o clube tem. Para aproveitar melhor isso, o Corinthians vai lançar um plano ainda esse mês, em parceria com a Caixa, patrocinador do clube. “O foco é o sistema de pontuação onde os sócios poderão acumular pontos (Corinthios) e trocar por produtos e experiências por meio do portal oficial”, explicou Caio Campos, gerente de marketing do time. Com isso, espera-se agregar fãs que moram fora de São Paulo e sempre quiseram fazer parte do programa de sócio.
O torcedor, claro, não quer somente desconto em ingressos. Para ser realmente fiel, é necessário mais. O Corinthians fica de olho em cada torcedor que está interessado no programa ou que tem o hábito de ir ao jogo, sem ser cadastrado, para atraí-lo de alguma forma, mas sem esquecer dos que já fazem parte, como explica Campos. “Durante a temporada, lançamos diversas campanhas para valorizar aquele sócio que faz parte do programa a mais tempo, e promoções para atrair novos fãs.”
Quando o assunto é a comparação com a Europa, Campos não acha que o Brasil está muito atrás. Pelo contrário. Para ele, hoje, o país já possui sistemas muito parecidos com o trabalho feito internacionalmente.  “O desenvolvimento de parcerias, como a da Caixa e do Movimento Por Um Futebol Melhor, mostram que o futebol brasileiro está pensando cada vez mais em como melhorar a experiência de quem é sócio”, comenta. A intenção é propor exclusividade. “Vamos proporcionar experiências para esse torcedor que se não fosse o relacionamento dele com o clube, ele jamais teria a oportunidade”, garante.

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