O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.
Pedro Paro, CEO e fundador da Humanizadas

Empresas resilientes e inovadoras lideram caminho para futuro sustentável

Relatório da Humanizadas mostra que essas empresas demonstraram um desempenho superior ao mercado, com um retorno financeiro acumulado 70% maior para sócios e acionistas 

“Em um mundo dinâmico e repleto de desafios, onde crises climáticas, econômicas e sociais são constantes, um grupo de empresas brasileiras está se destacando por sua resiliência, inovação e compromisso com a sustentabilidade.” A constatação faz parte do relatório “Melhores Para o Brasil 2024”, elaborado pela Humanizadas, uma spin-off da Universidade de São Paulo especializada em inteligência de dados, revelando as organizações que estão na vanguarda das práticas empresariais responsáveis e inovadoras. O estudo, que avaliou 1.127 empresas brasileiras nos últimos cinco anos, a partir da escuta de 244 mil respondentes,  analisou mais de 7 milhões de dados.

As empresas destacadas no relatório demonstraram um desempenho superior ao mercado brasileiro, com um retorno financeiro acumulado 70% maior para sócios e acionistas. Isso evidencia a forte correlação entre práticas sustentáveis, inovação e um desempenho robusto. “O desenvolvimento de uma cultura organizacional forte que integra sustentabilidade e inovação não apenas contribui para um futuro mais sustentável, mas também oferece maior resiliência e retornos financeiros superiores, mesmo em períodos de crises,” afirmou Pedro Paro, CEO e fundador da Humanizadas.

De acordo com o executivo, “utilizando uma inteligência artificial proprietária, a Humanizadas combate o greenwashing e oferece avaliações precisas e confiáveis baseadas na escuta ativa dos stakeholders. Enquanto a maioria das avaliações de sustentabilidade no mercado brasileiro são baseadas em dados auto-declaratórios e, portanto, pouco confiáveis na perspectiva de consumidores e investidores, nós trabalhamos com uma avaliação que considera as reais demandas e necessidades dos diferentes públicos de interesse, conseguindo obter uma análise muito mais estratégica e confiável sobre as organizações”.

Empresas como Leão Alimentos e Bebidas, Irani, Special Dog, Grupo Sabin, Sicoob, Sicredi, Tetra Pak e Venturus destacam-se no relatório não apenas por suas práticas sustentáveis, mas também por seu compromisso com a inovação contínua e o bem-estar de seus colaboradores. O engajamento dos colaboradores nessas empresas é 151% superior à média do mercado, refletindo uma cultura organizacional baseada na confiança e transparência. “Empresas que promovem um ambiente de trabalho saudável e valorizam a participação ativa dos colaboradores não apenas melhoram o bem-estar de seus funcionários, mas também aumentam sua resiliência e capacidade de inovar,” destacou Rebecca Henderson, professora da Harvard Business School.

Engajamento superior

As empresas avaliadas também mostraram um engajamento dos clientes 156% superior ao mercado, além de um relacionamento estreito com fornecedores e comunidades locais. A Tetra Pak, por exemplo, é reconhecida por sua forte cultura de responsabilidade socioambiental, servindo de referência para outras empresas no Brasil. Segundo Raj Sisodia, da Babson College, a avaliação realizada pela Humanizadas consultando todos os públicos de interesse de uma organização “demonstra às organizações como encontrar seu caminho, medir seu sucesso e evoluir continuamente para o próximo nível. Assim, as empresas passam a ter um retorno mais positivo para o negócio, as pessoas e o planeta.”

O Relatório “Melhores Para o Brasil 2024” ressalta a urgência de integrar estratégias de negócio com práticas sustentáveis e inovadoras. “Nos últimos cinco anos, avaliamos mais de mil empresas no Brasil, observando correlações estatísticas positivas entre o engajamento dos stakeholders e o retorno financeiro. A tecnologia e os dados disponíveis hoje permitem captar as reais necessidades dos stakeholders, priorizando indicadores e pontos de melhoria para um futuro mais sustentável”, concluiu Paro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima