Estudar para ganhar

0
2



A Esmaltec, empresa fornecedora de eletrodomésticos, entendeu que somente por meio da educação conseguiria propor um desenvolvimento mais amplo junto ao seu colaborador. Para preencher a lacuna que o incipiente sistema educacional brasileiro proporciona, a companhia investiu em novo programa para a capacitação dos funcionários, o Crescendo com a Esmaltec. “Percebemos os desafios que o trabalhador encontra para concluir seus estudos no período regular, pois muitos tiveram que assumir a família prematuramente, o que fez com que abandonassem os estudos. Com isso, pensamos também no desenvolvimento desse colaborador e nas possibilidades e benefícios que a educação pode trazer tanto para sua vida pessoal e social, quanto para a própria empresa”, explica Ana Cláudia Arraes, uma das responsáveis pelo projeto no departamento de Recursos Humanos Esmaltec.


Crescendo com a Esmaltec
O Programa Crescendo com a Esmaltec visa proporcionar aos funcionários já adultos a oportunidade de continuarem seus estudos, fazendo dos concludentes profissionais mais capacitados, melhorando ainda mais a sua formação e suas condições de trabalho.


Como funciona
O Projeto é realizado em parceria com o SESI. As inscrições são realizadas na própria empresa com vagas limitadas. A Esmaltec procura a cada semestre promover horários que possam beneficiar os colaboradores nos seus turnos de trabalho. A divulgação das vagas ocorre nos murais distribuídos pela empresa e em algumas atividades realizadas no refeitório. O programa não traz nenhum ônus para o funcionário, a participação é gratuita e a empresa oferece toda a infraestrutura necessária. Os colaboradores, que por algum motivo não possam se inscrever nas turmas fora do seu horário de trabalho, negociam sua liberação com o gestor de cada setor.


Resultados
39 Alunos já se formaram no ensino médio e atualmente o projeto conta com 2 turmas de formação no ensino médio, com 75 alunos totais. Foram abertas ainda, no último dia 15 de abril, mais 30 vagas para o programa.
 
Além do ensino médio
Após a conclusão dos cursos, a Esmaltec desenvolve ainda dois programas que incentivam o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Um deles é o Programa de Formação Técnica, um projeto que visa formar profissionais de nível técnico, nos cursos de Mecânica, Eletromecânica, Automação e Metalurgia.


“Ao ser despertado para voltar a estudar, e sentir-se valorado por suas conquistas, torna-se natural para estas pessoas a busca pela continuídade. Incentivamos a continuidade porque compreendemos o valor que isso agrega, que vai além do curricular. Depoimentos como o do Paraíba, nosso jardineiro, mostram o quanto isso tem um alcance muito mais amplo”, comenta a Superintendente Annette Reeves de Castro.


Além do ´Crescendo com a Esmaltec´ também são desenvolvidos cursos de educação continuada como o ´Aprenda a Clicar – informática básica´, indistintamente aos colaboradores interessados. No período de janeiro a março deste ano já foram realizados 246 treinamentos entre capacitação, qualificação e formação, totalizando 3.558 pessoas treinadas.


Outro programa é o de Bolsa de Estudos, que tem como objetivo desenvolver a formação de talentos. Nele, a Esmaltec disponibiliza aos seus funcionários bolsas de estudos como ajuda de custo para os cursos Superior, Especialização e MBA. O valor pago é de 50% de desconto do valor da mensalidade com teto máximo de R$ 350,00.