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Estudo aponta vantagens de conectar ferramentas de vendas em plataforma única 

Relatório State of Sales 2022, da Zendesk, revela a importância das vendas conectadas em vários canais de comunicação

Uma visão 360º do cliente para conhecer suas necessidades e oferecer as melhores soluções, crescimento de até 300% no número de novos clientes e de 25% nas vendas. Estes são alguns dos resultados apresentados em estudo sobre os benefícios que as empresas têm ao integrar e conectar as ferramentas de vendas, o relatório State of Sales 2022: Debating the Sales Disconnection of Organizations. Realizado pela Zendesk, desenvolvedora global de softwares de atendimento ao cliente, relatório revela que, devido aos efeitos da inflação, temores de recessão, problemas na cadeia de oferta e escassez de mão de obra, empresas que adotaram ferramentas para ter suas vendas conectadas por meio de diversos canais conseguiram enfrentar melhor o cenário econômico atual de instabilidade.

O estudo mostra que os clientes também mudaram. Cada vez mais imediatistas, eles também se mostram menos leais às empresas que não oferecem uma experiência de qualidade. Uma das conclusões do relatório é que é essencial conectar suas ferramentas de vendas para enfrentar tanto o ambiente econômico atual quanto às mudanças no comportamento do cliente. O desafio é criar relacionamentos mais profundos e duradouros.

Após realizar uma pesquisa com 3.000 líderes de Customer Relationship Management (CRM), o relatório constatou que 71% consideram que as equipes de vendas devem ser capazes de personalizar as conversas de vendas por meio da integração de todos os canais de comunicação possíveis. Enquanto isso, 72% concordaram que as organizações precisam integrar ferramentas de vendas para evitar perdas nos negócios, tornar as equipes de vendas multifuncionais e vencer a concorrência.

Casos reais

Entre os exemplos, o estudo cita o da Standard Beverage, principal distribuidora de bebidas alcoólicas do estado do Kansas, Estados Unidos. A equipe de vendas acompanhava as demandas dos clientes em pedaços de papel ou até mesmo confiando na memória das equipes e, por isso, após adotar um CRM bem integrado modernizou seus métodos de vendas e aumentou suas contas em 300%.

Outro caso trazido é o da Conrad, varejista global de eletroeletrônicos de origem alemã, que, por ter uma ferramenta de vendas integrada, obteve uma visão 360 graus do cliente, ajudando a detectar os pontos problemáticos que dificultam a venda da empresa e de seus produtos. Portanto, conseguir um sistema de vendas conectado possibilitou que a equipe de atendimento ao cliente oferecesse “a melhor ajuda possível, o mais rápido possível”, conhecendo antecipadamente as necessidades de seus consumidores.

O relatório afirma que quando as equipes de vendas gerenciam mais informações dos clientes em uma única ferramenta, isso melhora a conversa e favorece a criação de relacionamentos mais profundos e fortes que promovem a fidelização, um dos principais desafios a serem alcançados hoje. Não se trata apenas de entregar um produto de qualidade ao cliente, mas um acompanhamento adequado em todo o processo de atendimento para oferecer a melhor experiência e, assim, gerar sua fidelização. 

É com esse direcionamento que a Wavy, empresa de software para ajudar cabeleireiros a gerenciar seus negócios, sediada em Paris, França, teve uma melhoria de 400% no tempo de primeira resposta e um aumento de 25% nas vendas. Isso graças ao CRM integrado de vendas e suporte que proporcionou a otimização de valiosos minutos de monitoramento dos clientes por meio de diferentes canais. 

Por fim, o estudo demonstrou que 78% dos entrevistados disseram que as vendas conversacionais serão importantes para seus negócios no próximo ano. Enquanto isso, apenas 27% têm recursos de venda conversacionais em seus CRMs e apenas 20% planejam adicionar esses recursos nos próximos 12 meses.

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