O canal para quem respira cliente.

Ferramentas e canais digitais de venda para comerciantes

Priscila Abondanza, diretora executiva de Empresas e Experiência do Cliente da VR Benefícios

É preciso observar que os consumidores procuram, cada vez mais, soluções que combinem com seu modo de vida

Autora: Priscila Abondanza

O meio digital tem modificado as dinâmicas de consumo. Atualmente, cada vez mais o consumidor deseja se sentir incluído durante toda a experiência de compra. Com a mudança na dinâmica de trabalho e no relacionamento dos comércios com seus públicos resultantes da crise sanitária, o momento de retomada demanda novas estratégias e possibilidades de inovação.

Em linhas gerais, o consumidor não é mais o mesmo, e busca por uma experiência mais rápida e descomplicada. Quando entendemos essa mudança de comportamento, passamos a operar em sintonia com o consumidor. Enxergamos mais as oportunidades, evitamos que passem despercebidas, e isso nos permite aproveitá-las melhor. 

Para compreender como as novas relações serão adaptadas a cada segmento do mercado, realizamos anualmente uma pesquisa nacional com a base de clientes, que estimula o aprendizado constante e a transmissão de conhecimento. O último estudo revelou que 74% dos trabalhadores costumam comprar pela internet e a maior parte consome tanto em sites quanto em aplicativos. Essa procura pelos canais digitais fez com que estabelecimentos redesenhassem sua forma de trabalho. 

De modo inconsciente, reagimos a estímulos à nossa volta, seja no trabalho ou na vida. Por isso, para acompanhar o comportamento do consumidor, comércios adotaram medidas para diminuir as barreiras do isolamento, estabelecendo novos canais de venda e tornando a relação entre comércio e cliente cada vez mais digital.

Uma vez que o futuro do comércio tem se encaminhado para o consumo em diversos canais simultâneos, estar presente nos canais que seu público mais utiliza se tornou essencial, assim como conhecer seu consumidor. 

É sobre olhar além, somar iniciativas e complementar seu negócio. Nesse ponto a tecnologia simplifica e melhora o desempenho, pois possibilita diferenciais competitivos para o comércio e proporciona a aproximação no relacionamento com os clientes. 

Quando falamos de inovação e na busca por um cenário propício para o crescimento das pequenas e médias empresas, a aceitação digital e os meios de pagamento eletrônicos são grandes oportunidades e grandes desafios financeiros. Os consumidores procuram cada vez mais soluções que combinem com seu modo de vida. É a tecnologia como meio para gerar ainda mais praticidade, segurança e comodidade para os trabalhadores e para os comerciantes.

Mesmo com o âmbito digital, ter a opção da experiência física e o atendimento humano também são uma escolha. É importante entender que alguns clientes preferem interagir dessa forma. No fim das contas, a escolha é sempre do cliente.

Priscila Abondanza é diretora-executiva de experiência do cliente da VR Benefícios.

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