Imagens de produtos aumentam as vendas

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Autor: Martin Ciriani
Com a constante evolução do e-commerce, destacar-se da concorrência é fundamental para o bom desempenho em vendas de uma loja virtual. De acordo com dados da ABComm, o segmento deve crescer cerca de 18% neste ano. Há uma maneira simples e estatisticamente comprovada para aumentar as vendas online: adicione mais imagens por página de produto. Um estudo feito pelo eBay analisou 6,8 milhões de websites e descobriu que os vendedores com duas imagens são 7% mais propensos a venderem e 3% mais propensos a venderem com cada imagem adicional incluída na listagem.
A diferença de potencial de vendas chega a 10% entre uma e três imagens. O fato é que o varejista online está perdendo vendas se não inclui maior quantidade de imagens. Seja em um marketplace, seja em sua própria loja virtual. O ideal é fornecer ao consumidor detalhes do produto em close, ângulos alternativos e até mesmo da embalagem se for interessante e acrescentar positivamente na venda.
Com uma quantidade maior de fotos, o cliente tem uma visão clara do produto e de todos os detalhes relevantes, como textura, cor e tamanho. A adição de fotos da embalagem destaca o produto e, ao mesmo tempo, cria a sensação de desembrulhar uma nova compra. Com a inclusão de fotos variadas não restará nenhuma dúvida ao consumidor em relação ao produto a ser comprado. Além disso, ele terá uma experiência real de ter o objeto fisicamente na sua frente. Por isso, essa é a oportunidade de responder de forma proativa aos possíveis questionamentos e potencializar sua venda.
Animar visualmente o cliente é uma boa ideia, pois quando ele está confiante quanto ao produto é mais propenso a fazer uma compra. O recurso de zoom e uma ferramenta de amostra de cores também são aliados na conversão de vendas, pois permite que o ele visualize todos os detalhes do produto em diversos ângulos e nas cores disponíveis. Essa riqueza de detalhes também reduz a taxa de devolução, pois permite que o consumidor conheça o produto em ricos detalhes e sem surpresas no recebimento da encomenda.
Para estabelecer essa relação de confiança e proximidade com o seu cliente tire as seguintes fotos dos seus produtos: frente e costas, ângulos de 45 graus, lado direito e esquerdo e detalhes, como bordados, fivelas, rebites, outros enfeites ou qualquer coisa interessante como formas alternativas de usar o produto. Mostre como o produto pode ser usado de diferentes maneiras, por exemplo, como uma bolsa pode ser usada com ou sem alças, ou fechada e aberta. Pense como consumidor e reflita o sobre o que você gostaria de ver no produto que deseja comprar pela web. Tire o máximo de fotos com o maior número de ângulos e você verá que as conversões de venda aumentarão.
Martin Ciriani é diretor geral da Pixelz no Brasil