Autor: Marco Santos
Quando as pessoas pagam suas contas utilizando tecnologias móveis, o banco tradicional não está sempre envolvido na transação. Os novos serviços – de provedores de serviços móveis a comerciantes virtuais – estão entrando no mercado e forçando o setor financeiro tradicional a agir. O crescente ecossistema de pagamentos móveis está impactando diretamente nos desenvolvimentos que estão sendo produzidos no setor bancário.
Em muitos casos, quando as pessoas estão fora de casa e não querem utilizar dinheiro, elas não precisam mais depender de cartões de crédito ou débito. Em vez disso, existe agora um grande número de opções de pagamento que contornam completamente o banco tradicional. Estas opções incluem sistemas de carteiras eletrônicas, cartões virtuais, soluções de pagamento in-app e sistemas de faturamento direto, que basicamente realizam pagamentos através de contas telefônicas. Um efeito colateral: o monopólio que as instituições financeiras tiveram durante tanto tempo sobre as questões relacionadas ao pagamento continuará a diminuir caso não haja uma reação imediata.
A tendência de pagamento móvel é ao mesmo tempo um desafio e uma oportunidade para os fornecedores de serviços financeiros. Além de acompanhar de perto a evolução do mercado, os bancos devem atualizar continuamente suas operações de telefonia móvel para atender às necessidades específicas de seus clientes. Em particular, a “experiência do usuário” será fundamental para aceitação e confiança. O primeiro passo de todo o processo será convencer os clientes a se envolverem ativamente em transações móveis.
Além disso, os prestadores de serviços financeiros precisam pensar “fora da caixa” e estar atentos para encontrar os parceiros de desenvolvimento de varejo adequados. Soluções de pagamento móvel co-comercializadas têm mais impacto e podem abrir portas para mais oportunidades de negócios.
De acordo com a KPMG, mais de um trilhão de dólares deverão ser investidos em soluções de pagamentos móveis até 2015. Como resultado, mais e mais fornecedores de serviços financeiros estão expandindo suas atividades empresariais na área de pagamentos móveis. Os bancos, porém, devido às suas estreitas e antigas relações com os clientes, têm a vantagem da credibilidade em relação aos concorrentes de fora da indústria. E eles devem começar a tirar o máximo partido desta vantagem, o mais rápido possível. As melhores oportunidades estão abertas especialmente para as empresas que consigam combinar o pagamento móvel com soluções de Big Data. A enorme quantidade de informações disponíveis, que envolvem os dados sobre os clientes, poderão ser analisadas em tempo real e usadas para fornecer recomendações instantâneas.
A segurança de dados também é importante ponto de atenção para os clientes das instituições financeiras. Soluções como o NFC-TAN, um processo de autenticação, e um protótipo de voz biométrica trazem um grande aumento na segurança. Ambas as aplicações usam dois canais separados de transferência de dados para afastar Trojans – um requisito fundamental para os usuários.
É necessário examinar a eficácia de todas as estratégias em termos de mobilidade e definir as novas regras do jogo. Os conceitos e tecnologias utilizadas em pagamentos móveis são conhecidos há anos. No entanto, é certo que os grandes bancos e empresas de telecomunicações têm falhado em liderar estes novos setores de mercado. O importante agora é que, frente a este novo cenário, os bancos obtenham um papel importante nos serviços de pagamentos móveis.
Marco Santos é country managing director da GFT Brasil.