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Liberdade de ir e vir é principal motivador de compra para Geração Z

Estudo da OLX indica que 42% dos jovens pretendem comprar seu primeiro carro à vista e 55% dos jovens querem pagar entre R$ 20 mil e R$ 35 mil

Para apontar o comportamento da Geração Z em relação ao uso dos automóveis, a OLX conduziu um estudo que revelou que a liberdade de ir e vir é um dos pontos mais fortes desse público. Surpreendentemente, a pesquisa também revelou que os indivíduos com idades entre 18 e 28 anos são os mais cautelosos na busca por informações antes de adquirir um carro. Os jovens estão dispostos a aguardar mais tempo para concretizar sua compra, com 76% dos participantes afirmando que esperarão para realizar o sonho do próprio veículo. No entanto, mesmo com a paciência, 60% deles enfatizaram que ter mobilidade é um dos fatores mais importantes na hora de adquirir um veículo.

A maior problemática na hora de adquirir o carro próprio tem sido a questão financeira, porém, além disso, os jovens apontam a falta de habilitação, o desemprego, a facilidade em usar o carro de amigos/familiares ou a possibilidade de fazer outros planos com o dinheiro que seria usado na compra do veículo, como alguns outros impeditivos. Para o VP de Autos da OLX, Flávio Passos, é importante ter atenção principalmente nas questões de preço. “Comprar carros usados é um processo que exige cautela, mas que pode trazer grande economia. Especialmente em um momento como o atual, em que lidamos com valores elevados no mercado automotivo e escassez de crédito para financiamentos. O investimento neles tem se mostrado uma escolha inteligente”, pontua.

Como metade dos entrevistados ainda não possui um veículo próprio, os jovens foram questionados sobre a forma utilizada para seu deslocamento diário. Destaque de 76% para deslocamento a pé e 57% por transporte público, seguido por 42% para carro de aplicativo, 37% para carona de amigos e família, 29% para bicicleta e 4% para outros. No comparativo por região, nota-se que o Nordeste é onde os jovens mais andam a pé, com 93% dos apontamentos, frente aos 65% do Sudeste.

Aqueles que já possuem seus veículos próprios não pretendem abrir mão do conforto de se locomoverem por meio de um automóvel). O estudo da OLX mostra que 64% dos jovens não têm interesse em vender o seu carro, contra 36% que demonstraram interesse na venda. Dos que demonstraram interesse na venda de seus veículos, 69% apontam a compra de um modelo mais novo, outros 25% comprar um carro 0 km e 19% desejam comprar um modelo mais barato como os motivos.

Valores

Entre os que possuem carro, 45% o adquiriram com recursos próprios e pagamento à vista, enquanto 25% optaram pelo financiaram em sua totalidade e 21% parcialmente. Os demais foram presenteados ou ganharam em sorteio (6%) ou compraram via leasing/consórcio (3%). Em relação ao âmbito nacional, os respondentes do Nordeste tendem a financiar mais os seus veículos, com 33% apontando a opção de financiamento parcial. Por outro lado, os mesmos aparentam pagar mais à vista que os respondentes do Sudeste, com 4 pontos percentuais a mais, 44% versus 40% do Sudeste. Para aqueles que ainda vão comprar um veículo, o pagamento à vista é o mais cotado, com 42%. Outros 32% preferem financiamento parcial e 17% preferem pagar com financiamento total. Apenas 7% seriam leasing ou consórcio.

Uma faixa de preços menores é o que os jovens desmotorizados estão buscando. Em primeiro lugar, 55% deles querem pagar entre R$ 20 mil a R$ 35 mil. Em seguida, vêm os valores entre R$ 35 mil e R$ 52 mil, somando 25% dos entrevistados. Somente 3% aceitariam pagar mais de R$ 100 mil em um automóvel. Cerca de 38% dos jovens que já possuem veículos próprios pagaram entre R$ 20 mil e R$ 35 mil; outros 19% pagaram R$ 35 mil a R$ 51 mil; e 16% quitaram seus carros por R$ 67 mil e R$ 83 mil.

Características

Os modelos que mais atraíram esse público na hora de efetuarem a compra foram os Sedan, com 45% dos interessados. Em seguida vêm os Hatch (22%), os esportivos (20%), os SUVs (17%), as picapes e as vans ou minivans com 2% cada. As carrocerias Sedan e Hatch tendem a ser as mais apontadas também para aqueles que ainda não efetuaram a compra, com 35% e 22%. Em terceiro lugar vêm os modelos esportivos, com 20%. Os carros de mais destaque na opinião dos entrevistados que pretendem comprar um são os Usados – aqueles com mais de quatro anos (37,5%), e os Novos – os Zero km (35%). Os Seminovos (até três anos de uso) são os menos procurados, com 27,5% dos interessados.

Outra característica na hora da escolha para a compra foram os tipos de combustíveis. A maioria que já é dona de um automóvel (53%) deu preferência para carros movidos a gasolina. Outros 37% optaram pelo álcool e 19% preferiram o flex. Os modelos híbridos e elétricos ainda são uma realidade para 13% dos jovens da Geração Z. Há uma diferença no comportamento daqueles que ainda vão comprar o veículo próprio. 42% apontam um carro FLEX como um dos quesitos fortes para aquisição, enquanto outros 40% a gasolina, 27% o híbrido e 22% o elétrico. “Vemos um potencial das novas tecnologias sustentáveis entre a Geração Z, que apresenta um apetite pelos híbridos e elétricos”, comenta Flávio Passos.

Segurança

Na hora de negociar seu bem próprio, os jovens também pensaram na segurança da intermediação. Assim, comprar por meio de classificados online (51%) ou diretamente com o proprietário (39%) foram as principais respostas dos entrevistados. Comportamento parecido com aqueles que ainda vão adquirir o veículo: 62% dos respondentes também irão adotar como medida de segurança comprar o carro por meio de classificados online. Outros 50% pretendem negociar diretamente com o vendedor, contra 37% que optará por negociar por plataformas de compra.

Na análise da cobertura de seguro de carro, a pesquisa apontou que mais da metade possui o serviço. Questionados sobre o tipo de cobertura de seguro de carro dos respondentes, vemos que mais da metade tem seguro completo. Destaque para os nordestinos, com 78% deles aderindo ao serviço. Ainda na análise das respostas por região, entende-se que no Nordeste os respondentes tendem a ter uma maior aptidão pelo seguro completo (76%), quando comparados à média nacional (70%) e ao Sudeste (70%). Além disso, moradores desta última localidade optam por mais pela categoria Seguro de Roubo (19%) do que a média nacional.

Dentre aqueles que possuem seu veículo, na hora de guardar o carro, 78% dos entrevistados possuem uma garagem própria, seguido por aqueles que alugam o espaço. Em uma análise das respostas por região, no Nordeste os respondentes tendem a colocá-lo na garagem própria (81%) ou em uma vaga de garagem alugada (10%). Por outro lado, no Sudeste, há um maior percentual na escolha por um estacionamento particular. Já sobre estacionar o veículo nas saídas de casa, 46% apontam que tendem a deixar o veículo no estacionamento do local de destino, 40% na rua e apenas 14% em estacionamento particular.Foto de Jovan Vasiljević na Unsplash.

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