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Bruno Daniel Maia, head de produtos da vertical de digital da Linx

Linx lança produto de inteligência artificial conversacional

Solução propõe simplificar jornada de compra ao contar com agentes digitais “treinados” para diferentes categorias do varejo

A Linx anunciou o lançamento do Conversational Commerce, novo produto de inteligência artificial conversacional com agentes digitais voltado para varejistas. “O grande diferencial frente a outros chatbots do mercado é a simplificação da jornada de compra, uma vez que uma única frase do cliente basta para que o agente entenda as necessidades do consumidor. A nova solução já está disponível para clientes que possuem a tecnologia Linx Commerce”, salientou Bruno Daniel Maia, head de produtos da vertical de digital da Linx.

Ao justificar a novidade, o executivo afirmou que “os canais de conversação, como o Whatsapp, se tornaram parte da rotina dos brasileiros. Todos os dias usuários trocam centenas de mensagens instantâneas para as mais diversas finalidades, inclusive para realizar compras. Segundo a Meta, mais de 1 bilhão de usuários mandam mensagens para contas empresariais das suas plataformas toda semana, demonstrando o quão expressivo esses canais têm sido para o varejo”. 

Ao todo, foram nove meses de trabalho para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da inteligência artificial. Como resultado, a Linx, agora, garante oferecer aos seus clientes uma plataforma que possibilita que a venda por chat conte com o apoio de um agente digital pré-treinado para cada categoria do varejo, conhecendo suas especificidades. “Diante do aumento da procura pelas marcas em aplicativos de conversação, notamos uma excelente oportunidade de crescimento de vendas para os varejistas neste ambiente, e uma nova forma de conexão com os consumidores. Ao desenvolvermos a solução Conversacional Commerce com tecnologia de ponta, entregando praticidade e inovação para o negócio, o varejista, não importa seu segmento ou tamanho, consegue incrementar suas vendas usando uma nova plataforma de compra, que agora também acontece onde seu consumidor está, no app de conversação” destacou Bruno.

Por dentro da jornada de compra

O Conversational Commerce da Linx contempla diferentes etapas de compra que vão desde o reconhecimento do cliente, a busca por produtos, até a escolha da modalidade de entrega. Apenas o pagamento ocorre fora da plataforma. Outra inovação do produto é o reconhecimento de fotos e vídeos enviados pelo consumidor, com a detecção de marcas, textos, objetos e cores, além do reconhecimento de voz por meio de áudios de clientes em diferentes idiomas.

Além disso, a solução promete como outras funcionalidades a análise de comportamento do consumidor e interação eficiente, com sugestão de produtos para compra; disparo de mensagens com promoções e lembretes; transferência para plataforma de chat center com um vendedor real em caso de dúvidas; todos as informações coletadas durante a jornada de compra nos chats, como dados de conversão, perfil dos consumidores e produtos mais procurados, também são fornecidos aos varejistas.

“A inteligência artificial conversacional tem revolucionado a forma como o varejo se conecta com os seus consumidores, tornando mais fluida a compra, evitando etapas exaustivas e burocráticas do processo. Segundo levantamento da Retail Drive e Juniper Networks, a IA conversacional reduz em 50% as taxas de atrito com o agente, melhora em dez vezes as conversões quando comparadas ao comércio digital tradicional e aumenta em duas vezes a eficiência dos funcionários. Com isso é possível potencializar as vendas do negócio, permitindo o crescimento da marca e melhorando a satisfação do cliente”, concluiu o head.

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