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Mais de 80% das lojas pretendem participar da Black Friday

Pesquisa da Provu mostra, no entanto, que 40,9% dos varejistas não se preparam com antecedência para a data

Na Black Friday deste ano, 85% dos lojistas pretendem participar, sendo que 43% deles têm a expectativa de aumentar as vendas entre 10% e 30% em comparação com 2021. Os dados constam de levantamento realizado pela Provu, fintech especializada em meios de pagamento e crédito pessoal, mostrando também que 26,9% dos varejistas esperam subir o faturamento entre 30% e 50%, enquanto 9% planejam elevar as vendas em até 10% em relação ao ano passado. O estudo foi realizado junto a comerciantes de micros, pequenas, médias e grandes empresas de diversos setores.

Apesar dessa expectativa positiva em relação à Black Friday, 40,9% dos comerciantes dizem não se preparar com antecedência para a data, enquanto 14,9%  revelam que começam a se planejar nos meses de julho e agosto. Para 11,9% das lojas, a preparação começa em outubro, mês anterior à Black Friday; e 6% revelam que os preparativos começam desde a Black Friday anterior.

Sobre o fato de a Copa do Mundo ocorrer, neste ano, na mesma semana da data tradicional do varejo, a sondagem da Provu mostra que 65,7% dos varejistas acham que a  pode impactar as vendas. Entre eles, 34,1% acreditam que terão uma diminuição de vendas no geral, enquanto 29,5% pensam que será o contrário, e esse evento deve aumentar as vendas. Para 25% das lojas, esse aumento se dará na venda de produtos específicos, enquanto 9% acham que haverá diminuição de vendas de produtos específicos. 

Em relação às ofertas, 64,2% dos respondentes pretendem aplicar descontos em produtos específicos, enquanto que 35,8% planejam aplicar desconto em todos os produtos da loja. Além disso, a expectativa para 61,2% dos comerciantes é de que as vendas na Black Friday sejam mais direcionadas a novos clientes. 

Quando perguntados sobre os principais desafios da Black Friday, 44,8% responderam que são marketing e divulgação, seguido por meios de pagamento (29,9%) e estratégia de vendas (11,9%). Precificação, estoque e experiência do consumidor surgem com 6%, 4,5% e 1,5% respectivamente.

Entre os entrevistados, 85% disseram que vão incentivar formas de pagamento específicas na data, sendo boleto e pix parcelado para 52,6% e cartão de crédito para 22,8%. Já dinheiro e Pix ficam empatados em terceiro lugar, com 7%. Apenas para 14% dos lojistas pesquisados, a Black Friday não será implementada em suas lojas. Dentre os principais motivos, 45,5% apontam que as margens que praticam não permitem dar descontos e 18,2% não tem aderência com os produtos/serviços que oferecem ou não observam vantagens para o faturamento. Para 44% dos lojistas brasileiros, esta data tem um desempenho tão bom quanto em outras datas comemorativas.

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