Marketing para operadoras de telefonia

0
0


A Novabase do Brasil/Forward, empresa portuguesa no país há seis anos, lança no Brasil conceitos já utilizados na Europa para tornar mais eficientes as campanhas de marketing das empresas operadoras de telefonia. O pacote contém conceitos pouco conhecidos pelas pessoas não familiarizadas com o negócio, como Safras, Rentabilidade e CLM. São com essas ferramentas que as operadoras sabem, por exemplo, quanto um cliente gasta e se vale ou não à pena oferecer a ele um telefone de presente.

O CLM (Customer Life-cycle Management), conhecido como “gerenciador de ciclo de vida do cliente”, permite, por meio de campanhas focadas em grupos específicos (marketing one-to-one), um ganho de 2% a 5% no EBIDTA (resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações). A ferramenta garante ainda a otimização dos processos com foco na aquisição de novos consumidores, facilitando a extensão do ciclo de vida do cliente.

O módulo Safras permite estabelecer modelos de acompanhamento desde a entrada do cliente na empresa até as aquisições de novos serviços que resultam no aumento da rentabilidade. Com o Modelo de Altas, ou seja, desde a entrada do cliente, é possível através do Safras acompanhá-lo na aquisições de novos serviços e, consequentemente, medir o aumento da rentabilidade da empresa. Com o Modelo de Baixas, é possível analisar o comportamento e o valor dos clientes que saíram da operadora. Com o Modelo de Ilhas de Retenção, pode-se acompanhar o comportamento dos clientes retidos na empresa por meio de campanhas de incentivo. E, finalmente, o Modelo de Campanhas, em conjunto com o CLM, permite analisar a rentabilidade adquirida em campanhas de aquisição de clientes.

Já o módulo Suíte de Rentabilidade para ambiente Telecom visa entender melhor cada item de utilização do cliente (recarga, tipo e origem de chamadas, margem de contribuição por cliente, receita, custo, entre outos). Possibilita à segmentação dos clientes com base na rentabilidade. Cerca de 80% dos indicadores de rentabilidade podem ser conseguidos por essa ferramenta.